Skip to main content

Eutanásia

"Cerca de 3 mil doentes foram ilegalmente ajudados a morrer na Grã-Bretanha em 2004, segundo um estudo hoje revelado e que afirma ser o primeiro jamais feito no país sobre a eutanásia.
O estudo, publicado na revista especializada Palliative Medicine, indica q ue dos 585.000 mortos registados na Grã-Bretanha naquele ano 2.865 óbitos, ou seja 0,5 por cento, referem-se a casos em que os doentes foram auxiliados pelos médicos a morrer." (...)


E vocês, perante o desespero de alguém que sofre, em que o estar vivo é apenas sinal de dor e sofrimento constante, seriam capazes de ajudar esse alguém a morrer, se esse alguém vos pedisse?
Seriam capazes de cometer "Eutanásia" para que alguém deixasse de sofrer?
Ou simplesmente ignorariam e deixariam que a resistência do corpo humano assim o decidisse, mesmo que isso representasse anos de sofrimento?

Comments

Eu said…
Eu era capaz!
mixtu said…
pergunta dificil amiga... não tenho resposta, peço desculpa...
um beijinho

(linda música...)
Anonymous said…
Acho que a eutanásia, quando não há mais nada a fazer e o sofrimento não é ultrapassável, deve ser uma opção do doente.
Ninguém tem que "o matar", apenas providenciar forma de que a pessoa por si própria tome a sua decisão e o faça pelos seus próprios meios.
No fundo é dar-lhes o mesmo direito que todos temos de pegar numa pistola e dar um tiro nos miolos... e às vezes por causas bastante menos significativas.
Sol said…
É difícil responder Cruzeiro, principalmente se esse alguém for daquelas pessoas q amamos, por muito q se veja um ser humano sofrer, os nossos dói sempre mais. Responder pensando nós outros seria capaz, mas de outra forma talvez não conseguisse.
Só me resta esperar não passar por uma situação dessas.

;) bjinho
Unknown said…
Já passei por 5 vezes por situações limite... situações de fim de linha... de dor desesperante... de abismo... e é um novelo de emoções terrivel... é um momento de escolha sem opções... porém a experiência, e só que passa por elas, pode avaliar...
Unknown said…
Mixtu,
Obrigada, ainda bem que gostas...:)

Vizinho,
Eu também concordo com isso, mas na grande maioria das vezes os próprios não o conseguem fazer sózinhos...quantos há que estão durante anos a viver como vegetais presos a uma cama?

Preteritus,
De facto só quando se passa por isso é que possivelmente se é capaz de avaliar as nossas reais capacidades...
Cucagaio said…
O direito à vida é sagrado. Mas também o direito a uma vida condigna. Em determinadas situações, a morte é preferível a uma vida vazia, um tetraplégico, morte cerebral e outras situações similares. Sim, ajudaria alguém a morrer se estivesse consciente ao ponto de poder tomar uma decisão dessas, ou se tivesse deixado de forma clara essa sua vontade. Tal como gostaria de puder ser ajudado se um dia me encontrar nessa situação.
Mac Adame said…
A eutanásia é só mais uma das muitas coisas que ainda são ilegais por pura hipocrisia. São os custos de ter uma sociedade de matriz judaico-cristã, o que só serve para tolher o raciocínio promovendo falsos valores de moralidade bacoca. Respondi?
Unknown said…
Concordo contigo Cucagaio!

Claro que respondeste Macaco Adriano, e da forma que esperava que o fizesses! :)
Anonymous said…
eutanasia é um eufomismo da palavra matar. eu acredito k todos temos direito a vida, MAS condigna! o k sentira uma pessoa presa a uma cama, dependendo das outras pra tudo, em dores constantes, fechados num hospital, ver a familia uma ou duas horas por dia e passar o resto das horas acordado olhando pra um tecto repleto d agonia??? xamam isso d vida??? é o + parecido ao inferno catolico. Sim, ajudaria uma pss a matar-s, s nao tivesse duvudas k ela nao tivesse mlhras. usando outro eufomismo, nao a mataria, apenas a libertava...
heidy said…
Vou-te responder no meu blog. Até porque tem a ver com o tema sobre o qual me apetece falar hoje. :)
Anonymous said…
Concordo com a eutanásia.

De qualquer modo, não é necessário esta ser "legalizada", já que, pelo que vi no noticiário da SIC, é "bastante fácil" matar por exemplo um parente próximo, avisar a funerária de que ste "morreu" e o médico controlado por eles, assina a certidão de óbito, supondo-se que a morte seja de causas naturais...

Que país este...
Galo Rouco said…
Pessoalmente considero que a eutanásia é sempre um acto demasiado doloroso para se ter uma posição definida em todos os casos.
Facilmente pode ser confundida com ajuda ao suicidio, e são coisas distintas.
A eutanásia é acabar com uma vida que não vive sem ajudas externas; A ajuda ao suicidio é ajudar alguem a matar-se, porque essa pessoa pensa que não tem condições para viver (o que pode não acontecer com outro individuo nas mesma situação).
A Eutanásia deve e tem que ser regulada, e é um acto de piedade pelo sofrimento alheio.
A ajuda ao suicidio, é crime, moralmente reprovavel ainda que existam situações que nos enchem de comiseração.
pisconight said…
A minha opinião é que só pode responder quem já passou por essa situação, senão é pura especulação.
;)
JRosaCruz said…
Pela primeira vez gostava de não ter nada a dizer sobre o assunto. Ou melhor, gostava de nunca ter sentido necessidade de escrever sobre o assunto ou reflectir sobre ele, ser absolutamente "naiv"!

Mas aqui fica a minha opinião: http://conspiracaodossapientes.blogspot.com/2004/11/seppuku.html

Dos poeirentos arquivos da Conspiração (Novembro de 2004), para esta mesa de discussão!
Anonymous said…
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

Frase de Final de Ano

A vida é como os Interruptores... ...umas vezes para cima... ...outras vezes para baixo! Que em 2006 os vossos interruptores estejam sempre para cima!