Skip to main content

Zara investiga caso de contratação de crianças

A "moda" tailandesa parece que já chegou a Portugal...

Comments

maria inês said…
Li ontem um artigo sobre este assunto. não só crianças como familias inteiras e o que ganham por cada par de sapatos concluido é absolutamente vergonhoso.
maria inês said…
This comment has been removed by a blog administrator.
Carlos C said…
O artigo do Expresso é impressionante pelo que conta.
A culpa não é das familias que tentam ter mais uns tostôes, é de alguns empresários e de um sistema de fiscalização que não funciona como deve de ser e deixa empresários sem escrúpulos actuarem impunes e lucrarem com a ignorância e desgraça dos outros.
Miudaaa said…
Li no sábado o artigo do Expresso, e hoje já comentei "num cantinho simpático" este tema...
É verdadeiramente lamentável !!!
Eu não queria acreditar no que os meus olhos liam...48.000 crianças???
48.000 mil???
Tanta demagogia, TanTa conversa fiada senhores governantes...
Não Há NINGUÉM
Miudaaa said…
... Não Há NINGUEM que impessa estes Lobos Maus de matar os Sonhos das Crianças do nosso País?
(estou mesmo revoltada!!!)
RPM said…
volto a re-escrever esta ideia...

o trabalho infantil NUNCA acabará....

eu, dei aulas na Póvoa de Lanhoso, Braga, há 11 anos, na Escola Secundária e, a polícia ia a casa dos alunos, buscá-los para virem para a Escola.

eles, as crianças, queriam ganhar dinheiro para os seus gastos. Estavam pouco interessados na Escola. Mais ainda, outros havia, que, saíam da Escola e íam para as suas casas fazer o que se relatou na reportagem do Expresso...

não me choca, como não me choca nada neste Portugal...Moderno, Livre, Democrático, Corrupto, Lobiista....

reparem que, um activo de 40 anos é um 'velho' para procurar um novo emprego, mas quem nos comanda tem muito mais de 50 anos....

dizem que Salazar era o mau....já não sei

abraço

RPM
Aqui elas trabalham nas carvoarias.
Tia Concha said…
Interessante,

a hipócrisia é gigantesca, e que tal a ìndia, a china, países de leste, será que também não haverá trabalho infantil...
Rivera said…
o caso é realmente grave, alguém devia meter mão no assunto.
Miudaaa said…
Como gostei de ler e reler e reles as palavras do RPM.
Miudaaa said…
Como gostei de ler e reler e reler as palavras do RPM.
(a troca de um "r" por um "s", no post acima é grave)
Francis said…
RPM, a verdade pura e dura.
Carlos C said…
O que escreve RPM está certo excepto no que toca a Salazar, no tempo de Salazar havia mais trabalho infantil, havia mais fome, não havia liberdade para ter um blog e comentar, havia presos politicos e assasinios politicos, havia menos saude para todos, menos educação para todos, menos rendimentos para todos, no fundo a totalidade dos portugueses vivia pior.
Voltar a ser dirigido por ditaduras, isso nunca, mesmo com os defeitos que queiram apontar à democracia.
Anonymous said…
Sem dúvida, Carlos C, "Voltar a ser dirigido por ditaduras, isso nunca, mesmo com os defeitos que queiram apontar à democracia."!
Unknown said…
Carlos C,
Deixa-me que discorde da tua opinião...eu não acho que as familias estejam isentas de culpa nesta matéria.
O facto de se precisar de mais alguns tostões como tu dizes não tem que ser necessariamente sinónimo de se colocar um filho de meia duzia de anos a trabalhar de sol a sol para o ganhar.
Até porque se os pais não permitissem que os filhos fossem trabalhar, muito provavelmente eles teriam que ser obrigados a dar o serviço aos adultos.
Mas claro que isto é meramente utopico da minha parte...


rpm,
Tens razão quando dizes que o trabalho infantil nunca acabará, pois enquanto houver a necessidade de uns em trabalhar e de outros em se aproveitarem dessa necessidade isso vai acontecer sempre.
Mas já que não podemos acabar com a situação pelo menos há que tentar minorar os efeitos dela.
Há que tentar fiscalizar o mais possivel este tipo de situações e aplicar sanções a quem as promove, mas têm que ser sanções que se vejam, pois se forem limitadas a multas de meia duzia de tostoes tudo vai continuar na mesma.
Carlos C said…
Cruzeiro
Sem querer entrar em polémicas, é claro que as familias também tem um pouco de culpa, mas há familias e familias.
Quando se fala de familias numerosas, de fracos rendimentos, em que o pai e a mae tambem começaram a trabalhar quando crianças, por vezes em condiçoes piores que a situação relatada, familias em que os membros decisores não tem escolaridade, não estão alertados para o mal do trabalho infantil e o encaram com a naturalidade com que encaram o trabalho de um adulto, esses pais são culpados da pobreza? são culpados do desemprego? são culpados do ambiente social que têm? são culpados por verem nesse trabalho (que não vêm como infantil) uma hipotese de melhorar o rendimento? ... Eu não lhes consigo chamar culpados, quanto muito digo que estão enganados.
Este é um daqueles assuntos de que todos nós temos conhecimento ( trabalho infantil), mas que só se fala 1 vez por ano se isso. É uma vergonha.
Anonymous said…
Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»
Anonymous said…
Hey what a great site keep up the work its excellent.
»
Anonymous said…
É uma vergonha para nosso país!
Esse capitalismo nojento que nos consome ,arrancam a infancia dessas criancas,pobres inocentes...e as privam de um futuro melhor,de estudo de oportunidades maiores e sonhos.

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews