Skip to main content

Uso de Preservativo

As Nações Unidas calculam em 32 mil os portugueses infectados com vírus da imunodeficiência humana (VIH), mas admitem que os números reais podem ir mais longe, atingindo, na pior das estimativas, os 53 mil doentes.

Numa altura em que cada vez mais as pessoas não se contentam em ter apenas um parceiro sexual e, em que os jovens têm relações sexuais cada vez mais cedo, o elevado número de infectados não me surpreende.
Mas surpreende-me o elevado número de pessoas negligentes, que apesar de toda a informação, continua a ter comportamentos de risco. E, quando eu digo comportamentos de risco, não coloco em causa as opções sexuais de cada um, falo sim, da negligência de o fazerem sem uso de preservativo, ou da negligencia de o fazerem sem informar os parceiros de que são portadores do vírus, colocando com isso a vida dos outros em risco.
É lamentável que em pleno século XXI, com tantas epidemias sexualmente transmissíveis, se continue a ver pessoas que se recusam a usar preservativo porque têm menos prazer sexual, ou que não o usem porque têm vergonha de se dirigir a uma farmácia ou supermercado para os adquirir!

Vergonha não é usar ou comprar preservativos! Vergonha é ser negligente e idiota e colocar a própria vida e a dos outros em risco!

Ao contrário do que diz a campanha publicitária, feio não é fumar, feio é ter comportamentos de risco e não usar preservativo!

Em vez de acharem que o uso do preservativo tira prazer, façam dele um brinquedo sexual e "vistam-no" com imaginação!

Aproveitem e vejam o vídeo "Tanto faz como fazes. Desde que uses preservativo" lançado a 16 de Maio pela Liga Portuguesa Contra a Sida, que alerta para a necessidade do uso do preservativo.

Quem quiser saber mais sobre a doença pode utilizar a linha de apoio SOS-SIDA 800201040, que comemora este ano 15 anos de existência, ou consultar o site da Roche.

Comments

pisconight said…
Excelente post cruzeiro!!
É pena é que nem todos pensem assim!!
;)
Carlos C said…
Cruzeiro,
É assim que se fala, sem papas na língua !!!
O teu post é um alerta e um exemplo para todos. Pela parte que me toca obrigado por te teres lembrado e preocupado com este assunto: SIDA E PREVENÇÃO.
RPM said…
relativamente ao tem e fazendo parte de um organismo regional, o nosso trabalho anteriormente, há cerca de 10 anos era junto dos jovens em idade escolar.

Fiz este trabalho com o meu amigo e Enfermeiro Francisco...

Mas agora, depois de se verificar que os grupos com maior taxa de incidência de HIV/VIH são os das mulheres e dos homens dos 40-50 anos, ditos heterossexuais, alteramos e vamos a estes, agora, sem descurar os primeiros....

mas este que são os «avós»....que fizeram e andam a fazer? Descubriram que dar uam facada é bom? mas as coisas já se faziam, antes...ou descubriram que sexo pode ser com do mesmo sexo e estão a fazer uma coisa que os agrada mais agora e que estiveram a esconder a sua sexalidade, num espartilho e a net tirou o nó do espartilho!!!!

no nosso grupo de trabalho estamos a discutir...esta nova 'onda', como chamei no meu texto de blogue...


quem é consciente e diz ao parceiro de momento (blind date): eu tenho HIV....!!!

eu tenho um conhecido que é sero+ e nada diz....

tenho outro que é extremamente correcto e namora e disse eu sou sero+....

50% pela percentagem....uma percentagem muito baixa...

abraço

RPM
Zig said…
Pois já tive várias conversas com amigos meus, que por vezes vão com prostitutas e não só. Preservativo? Isto é para os putos, eu já não preciso disto. Sem é melhor, e outras tretas assim. Não sei, mas pessoalmente tenho uma coisa a dizer sobre isto. Vais achar que agora dei em fino, mas no meu caso pessoal, como sou uma pessoa muito conhecida em Beja, tenho vergonha de comprar preservativos. Sim, admito! Mas esteja descansada, há tanto tempo que eu não....
Anonymous said…
Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»
Anonymous said…
Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»
Anonymous said…
best regards, nice info real estate foreclosures

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews