Skip to main content

O eterno enigma do Ovo e da Galinha...

Segundo a edição desta sexta-feira do "The Times", um investigador, um filósofo e um avicultor acreditam ter desvendado um dos mais velhos e populares enigmas da humanidade, saber o que surgiu primeiro – o ovo ou a galinha.

A resposta para os pensadores e o avicultor é inequívoca, o primeiro foi o ovo!
O argumento é que o material genético não se transforma durante a vida do animal, pelo que a primeira ave que no decorrer da evolução se transformou no que hoje chamamos de galinha existiu primeiro como embrião no interior de um ovo.

Para John Brookfield, especialista de genética evolutiva da Universidade de Nottingham (Inglaterra), a questão é bastante clara. O organismo vivo no interior do ovo tem o mesmo ADN que o animal que nascerá, pelo que "a primeira coisa viva que podemos qualificar sem receio de equívocos membro dessa espécie é o ovo".
David Papineau, especialista em filosofia da ciência do King's College londrino, concorda com o seu colega, a primeira galinha saiu de um ovo, e é um erro pensar que o primeiro ovo de galinha foi uma mutação produzida por pais de outra espécie.
"É um ovo de galinha se no seu interior estiver uma galinha", disse Papineau, exemplificando: "Se um canguru pusesse um ovo e dele saísse uma avestruz, o ovo seria de avestruz e não de canguru".
O jornal cita ainda Charles Bourns, avicultor e presidente de um organismo do sector avícola, que contribuiu também para o debate, "os ovos existiam já antes de nascer a primeira ave. Claro que talvez não tivessem o aspecto dos de hoje", concluiu.

E voces, acham que foi o ovo ou a galinha?!

Comments

Carlos C said…
Só há essas hipóteses ?
Talvez primeiro tenha aparecido um meio termo entre a galinha e o ovo, tenho é dificuldade de lhe atribuir um nome:
Seria o "Galovo" ?
Ou a "Ovalinha" ?
maria inês said…
gostei especialmente da música!

uma boa semana!:)
Francis said…
a galinha...
Zig said…
Cá para os meus botões sabia aproveitar esse tempo e dinheiro gasto para outras coisas mais produtivas. Mas já que perguntas, não me parece que a resposta é assim tão simples. X ou Y, nesse caso não dá. Como em tudo na vida, nada se perde, tudo se transforma. E deve ter sido assim também neste caso. Foi a evolução, até chegar ao estado de hoje. Só que isto levou milhões e mais milhões de anos, tempo mais que suficiente para evoluir.
Foi o Alien que trouxe o Ovo!
Anonymous said…
Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews