Skip to main content

Neo-monogamia

O termo é novo e surgiu recentemente num artigo sobre casamentos actuais publicado na New York Magazine.

Segundo eles, os casamentos actuais tendem a ser cada vez mais abertos, tendo como consequência a ausência de monogamia.

Neste novo conceito de vida em comum, prevalece a ideia de que as “facadinhas no matrimónio” deixam de fazer sentido, já que o casal estabelece entre eles determinadas condições de liberdade sexual, que podem ir do simples beijo às orgias. Para eles, tendo como base esses acordos a “necessidade de enganar” o/a parceiro/a deixa de fazer sentido.

A ideia é, de facto muito moderna, especialmente para quem pensa que o casamento é sinónimo de monogamia, mas será realmente assim tão fácil cumprir estes acordos numa relação?

Quando se gosta de alguém e nos sentimos bem, haverá a necessidade de fazer acordos de permissão para procurar ou estar com outras pessoas?

Até que ponto estes acordos de traição permitida, tornam um casamento ou uma relação mais saudável?

Comments

_+*Ælitis*+_ said…
Muito original!! sera uma nova maneira de contrariar os divorcios massivos??
maria inês said…
mais saudável...

para mim uma relação a dois deixa de ser saudável quando se torna um trio!

mas eu sou um cadixito bota de elástico, e nã gosto nada mesmo de partilha nestas coisas...
Carlos C said…
Este assunto é mais dificil de comentar que o da "Galinha e o Ovo".
Se por um lado ... hum ... por outro lado ... pois ... mas antes que ... ui ui ... e há sempre terceiros envolvidos ... oh oh ... e quando menos se espera ... pois é, pois é ... para não falar da sogra ... e ... ciumento? eu não ... depois dá para comparar ...
Desisto !!!!! .... ;-)
Tia Cremilde said…
desculpem lá, mas esse conceito é muito à frente para meu gosto... não sei se é da idade, mas já que é para casar, que seja sempre para comer do mesmo. Não há cá picnics por fora!
maria inês said…
não se preocupe com a idade "tia cremilde"!!!

para não alinhar em picnicadas não há idade!!!!
nelsonmateus said…
ké isso???
modernices a mais pro meu gosto ... :S
Francis said…
pois eu acho muito bem, assim dá-se mais valor ao que se tem em casa...
Francis said…
ai ui ai ui ai ai.......ok prontos....

estava brincando......................
Yes, Master said…
não tornam, trata-se apenas de uma ilusão, como tantas outras que reinventamos para continuar a acreditar...

mas se se falar duma relação a quatro e a cinco, só espero que haja o cuidado de salvaguardar os filhos que possam daí resultar...

beijinhos
Miguel said…
Não é mal pensado!
Mas ...
Vamos ver ...!

Boa semana!

Bjks da Matilde
Sereia said…
Excelente tema para os SNA!
Cruzeirinha, isto depende das pessoas. Pessoalmente eu não ia achar piada nenhuma que a minha outra metade alienígena andasse aos beijhos e MAIS :| com outra pessoa que não eu. E ele, sei que também não ia achar piada se eu o fizesse.
Acredito que, quando começas a procurar fora da tua relação algo que não encontras nela, estás em mãos lençois. Um casal, deve procurar as respostas dentro da relação.
Mas como disse, se resulta para outras pessoas...vão em frente!
mixtu said…
ummm..pareceu-me interessante, yayaya
muito se aprende por aqui
yayyaya
besitos, meus e de carmencita
Zig said…
Bem, com um "acordo" destes, para quê se casar? Mais vale só juntar-se, e depois logo se vê! Mas claro, outros países, outros hábitos. Isto num país latino como o nosso seria difícil de fazer, mas nos EUA é outra coisa.
RPM said…
cada um sabe ao que vai e deve saber os pontos do contrato....

por isso, neo-monogamia será feita de acordo com as partes...

por isso são maiores e o casamento é feito em idade adulta, pelo menos aqui no dedenominado Mundo Ocidental Civilizado...

abraço

RPM
Unknown said…
Eu confesso que não concordaria com este tipo de acordo, quando se gosta de alguém, não é facil ter que se dividir esse alguém...nops...decididamente não é para a filha da minha mãe! :)
Anonymous said…
é muito bem possivel amar duas pessoas ai se é!!!!!!!!!!!!!
Anonymous said…
Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»
Anonymous said…
Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»
Anonymous said…
Acho que o conseito não é novo, o que é novo é o nome. Isso sempre existiu mas sem nome. O que vale a pena é acordar para uma realidade que diz que o amor é diferente do sexo por isso viver com alguem é amar esse alguem, fazer sexo é uma necessidade.

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews