Skip to main content

Violência Doméstica em Portugal











A violência doméstica contra as mulheres, é uma das razões que faz com que Portugal conste no relatório anual da Amnistia Internacional.

Segundo o referido relatório, pelo menos 33 mulheres morreram em resultado dessa violência doméstica, das quais 29 foram mortas pelo marido, antigo namorado ou parceiro, e quatro por outros familiares!

Apesar das medidas criadas desde 1990, incluindo planos nacionais contra a violência doméstica e legislação específica, já que a violência doméstica, segundo o novo Código Penal, passa a ser um crime autónomo punido com pena de prisão de um a cinco anos, para a Amnistia Internacional, a violência contra as mulheres em Portugal é motivo de grande preocupação.

Em declarações à Agência Lusa, o secretário-geral da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) explicou que o relatório confirma o retrato da situação portuguesa já feito pelas autoridades estatais e pelas organizações não governamentais que trabalham no terreno. Dados da APAV divulgados em Fevereiro indicavam que pelo menos quatro em cada cinco vítimas de crimes registados em 2005 pela associação são mulheres, e a maioria destas tinham entre 26 e 45 anos.
Das 14.371 pessoas que pediram ajuda à APAV enquanto vítimas de crime, mais de 12.600 eram mulheres (88 por cento).
Relativamente aos agressores, os dados da APAV indicam que são sobretudo homens (89 por cento), maioritariamente com idades compreendidas entre os 26 e os 55 anos (40,1 por cento).

Em pleno século XXI ainda "somos" dos poucos animais que maltratam o parceiro de que "dizemos" gostar, até quando vamos continuar a fazer parte de relatórios vergonhosos como este?

Comments

Zig said…
Bem, amiga, não sei se és casada ou não, como sabes, já fui. Posso afirmar que nunca maltratei a minha ex-mulher nem física- nem verbalmente. Por outro lado, ela já me provocara de tal modo que estava mesmo à espera que eu lhe batesse. Mas não lhe fiz essa vontade! Não sei se não haverá uma certa percentagem de violência provocada pela própria mulher.
Sou um tipo pacífico, já te deves ter apercebido desse facto. Agora que já me chamaram de tudo, até palavras que a própria malcriação desconhece, lá isso me chamaram.
Mas são águas passadas, tento sair dessa, e agora há pouco tempo outra desilusão, sobre alguém que eu tinha grandes esperanças, enfim....
Ovelha Negra said…
infelizmente cassos desses não são tão poucos como se pensa. pior, é quando achamos que por sermos agredidas, a culpa pode ser nossa, que tipo de pessoa somos para provocar esse tipo de reacção numa pessoa que diz "amo-te". muito difícil ganhar de novo a nossa auto estima e algo que se perdeu no caminho...pensamos nós. o importante é levantar a cabeça, sair dessa situação (o que não é tão fácil como as pessoas dizem, é simples dizer "basta" "vou sair disto", fazê-lo pode ser bem mais duro...mais agressões, que não sendo físicas são verbais e psicológicas...podes ficar mesmo destruída.
espero que todas as mulheres, e homens também, que são vítimas...não se percam nesses mundo e não se deixem quebrar
Hindy said…
Vergonhoso!

Beijocas
Tia Concha said…
Concordo com Blog do Zig, há algumas mulheres que usam a violência verbal como aram de arremesso.

Mas sou totalmente contra violência, sendo ela de que qualquer forma.

Mas como diz a minha avó, "só depois de casados é que eles (ou elas) deitam as unhas de fora"....
Tia Concha said…
arma...isto de ser disléxico tem muito que se lhe diga!hehehe
Miguel said…
Tudo o que é mau ...

Nós somos sempre os melhores!

Bjks da Matilde
Miudaaa said…
Lamentável...
Tal como dizes, é motivo de grande preocupação nacional.
Deixa-me profundamente triste.
_+*Ælitis*+_ said…
eh horrivel isto, sinto que o mundo esta mesmo ao contrario!!beijokas
Unknown said…
Caro Zig,
Concordo que há muitas mulheres que provocam determinadas situações, e que poderão, num momento de nervos levar a que alguém possa perder a cabeça, mas isso quando muito resultará num estalo, nunca num espancamento, e muito menos que resulte na morte de alguém...aqui trata-se de situações reincidentes de maus tratos, na sua maioria baseados em ciumes doentios, e outras até sem qualquer motivo aparente a não ser o querer mostrar o poder...
Desilusões, quem as não tem?
Tens que encarar isso como mais uma curva na estrada que é a vida, e tentar tirar daí algo de positivo.
Unknown said…
Ovelha negra,
O teu comentário é uma grande verdade na maioria dos casos...

Hindy,
Vergonhoso é a palavra correcta para descrever isto.
Beijo

Tia Concha,
Em alguns casos assim acontece, mas quando há tendencia para a violencia, há sempre sinais que são dificeis de esconder, mesmo antes de casar...

Miguel,
Para não variar.
Beijoca para a Matilde

Miudaaa,
Este assunto e mais uns quantos, já que ultimamente as preocupações nacionais são mais que muitas!

Elite,
É a triste realidade do mundo "animal" em que vivemos.
Sabes qual é um dos problemas que não mencionaste Cruzeiro. Eles batem e dizem que gostam, mas elas acreditam. Quando deixam de acreditar após várias valentes surras, têm medo de apresentar uma queixa contra o agressor. Este sim, é o verdadeiro problema. As mulheres têm medo de apresenatar queixa e de que os companheiros, saiam para se vingarem delas.
O que fazer. Talvez começar por informar correctamente estas mulheres que as coisas estão diferentes. Campanhas massivas. Tudo! É preciso informar a senhora que não sabe ler, que se apresentar queixa, se for à policia e a um hospital, o seu parceiro vai dentro. É preciso chegar a estas pessoas.Fazer chegar a informação para acabar com o MEDO! O MEDO QUE IMPEDE QUE ELAS AJAM!
bjs
p.s
Excelente post
Anonymous said…
Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»
Anonymous said…
Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»
Anonymous said…
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you!
» » »

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews