Skip to main content

FIESA 2006

Abriu este sábado ao público o 4º Festival Internacional de Esculturas em Areia, FIESA 2006, mostrando trinta e cinco mil toneladas de areia, esculpidas em cenas e símbolos da mitologia universal.

O festival ocorre em Pêra, no Algarve, e exibe um conjunto de esculturas em areia de grandes dimensões. A cidade de areia começou a ser construída no início de Abril, por um grupo de trinta e três escultores de várias nacionalidades, que interpretaram as mitologias grego-romana, nórdica, céltica, egípcia e indiana, entre outras histórias e figuras simbólicas do imaginário.

Os principais mitos e deuses gregos estão representados em areia, bem como episódios simbólicos do Antigo e Novo Testamento. Outra zona é dedicada à mitologia céltica e nórdica, seguindo-se mitos assírios, egípcios, da Índia e de África. Também têm lugar nesta exposição cenas da mitologia asteca, e o grande mito do futuro, os seres extra-terrestres.

O FIESA, organizado pela Prosandart, é o único festival do género na Península Ibérica e, pela sua dimensão e quantidade de areia utilizada, já se tornou na maior exposição de esculturas em areia construídas em todo o mundo. Nas suas três edições anteriores o festival foi visitado por cerca de 250 mil pessoas.
Eu tive oportunidade de ver a exposição do ano passado, e posso dizer-vos que vale a pena, pois é um trabalho fabuloso.

Comments

Andr3 said…
Um episódio: - Passei por lá em Abril do ano passado, e adivinha? não encontrei a entrada disso! (é p rir) mas foi verdade,passei numa estrada onde dava p ver a parte de cima das estátuas,mas andei perdido uns minutos..e cm tava em passeio, continuei e nem procurei mais! foi um erro né?tinha valido a pena decerto;)
Post c interesse.
Até Depois
Carlos C said…
Que belas fotos aqui estão !!!!
Essa tem sido uma exposição de visita adiada, em que todos os anos antes do verão digo "tenho que lá ir" mas depois durante o verão não surge a oportunidade como não propriamente aqui ao pé da porta.

Parabens à fotografa ... :-)
pisconight said…
Gosto muito de ver estas esculturas, mas até agora só tinha visto na TV... agora pela primeira vez vejo num blog... ao vivo é que nunca vi...
;)
Hindy said…
Esculturas lindíssimas! Pena eu estar tão longe porque adorava ver! :)
Beijinhos
Cucagaio said…
São verdadeiros artistas. Não é qualquer um que consegue fazer estas esculturas.
Desde que era um Alien bebé, sempre me surpreenderam e aida continuam!

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews