Skip to main content

Quantas Crianças terão que morrer ainda?

(...)as comissões de protecção não podem intervir sem o consentimento dos pais.
(...)Quando os pais não dão consentimento, as comissões comunicam ao tribunal de menores(...)
(...)Quando há suspeita de um crime (como maus-tratos ou abuso sexual), as comissões comunicam ao Ministério Público "para efeitos de processo criminal", mas continuam a sua intervenção na protecção da criança, desde que tenham autorização dos pais.
Para Dulce Rocha, "as leis portuguesas presumem quase sempre que a família é muito boa".
"A lei tem é de atender ao interesse de todas as crianças, quer as que nascem numa família muito boa, quer as que nascem numa família má", declarou.
"A legislação é incoerente e não considera a criança como um cidadão de pleno direito. Quando há prática de um crime, os casos devem ir directamente para o tribunal. Mas a legislação diz que as comissões de menores são a primeira entidade que intervém, independentemente da natureza do caso", disse Dulce Rocha à agência Lusa.(...)


Mas como a comissão de protecção de crianças e jovens só pode actuar se os pais consentirem, é o mesmo que nada!

Afinal a nossa legislação explica como é possível já terem morrido 4 crianças nos último dois anos, vitimas de maus tratos!
Os pais não foram os únicos assassinos destas crianças, a nossa legislação deu uma grande ajuda!
A prova de que nem todas as familias são boas está à vista...
Quantas crianças mais terão que sofrer ou na pior das hipoteses morrer, para que alguém faça alguma coisa?

Comments

Mac Adame said…
Lamento informar que este blogue foi linkado pelo Bananas. Se tiver alguma coisa contra, esqueça, porque não temos livro de reclamações.
Unknown said…
Não há livro de reclamações?! Tá mal! Vou reclamar a falta! :-)
Anonymous said…
há sempre os dois extremos.

Temos pais maus que devem ficar sem os filhos e não ficam.

Depois lá pelo Brasil nng pode dar um estalo ou uma palmada a um filho por uma asneira que fica sem a criança porque a escola faz questão disso.
Unknown said…
Infelizmente é uma realidade guardião...
Rowlf said…
Acho mt bem k as comissões de protecção de crianças e jovens não actuem sem o consentimento dos Pais.
Isso consta da lei, que foi aprovada em 1999 e não foi feita com os pés.
Nos casos de crimes, as comissões não têm nem devem ter competência. Essa é do MP e dos Tribunais. O que é necessário é que as Comissões participem rapidamente. E parece que nem isso fazem. Tenho as maiores dúvidas sobre a forma como funcionam estas comissões. E ainda vêm reclamar mais poderes... Quando me lembro do arguido de pedofilia k era membro de 1 destas comissões até fico doente!
Unknown said…
Eu também concordo que não devam ter competencia para isso, o problema reside em que enquanto se participa, enquanto sai uma decisão do tribunal as crianças continuam a sofrer maus tratos...as coisas deviam funcionar de imediato, é isso que devia acontecer, de forma a que se evitassem casos como este...
Rowlf said…
Rapidez, de acordo. Especialização, também. E para tratar as coisas, não é preciso esperar por uma decisão definitiva do Tribunal. Há medidas provisórias que podem ser aplicadas de imediato. O k quis dizer, é k como em tts outros casos, o problema não está na lei mas em km a aplica.
(mudando de assunto, a música do blog está bem melhor).
Unknown said…
Obrigada rowlf...é que eu sou uma leiga nestas coisas, ainda ando às apalpadelas com a linguagem html...:-)

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews