Skip to main content

Negocios da China

Os serviços de Estrangeiros e Fronteiras dizem que há 11 mil, mas estimam que na realidade hajam cerca de 15 mil chineses a viver em Portugal.
São uma comunidade fechada sobre a qual pouco se sabe, a não ser que vivem exclusivamente para trabalhar, não têm férias, nem folgas.

São donos de restaurantes, lojas e armazéns de revenda, não se queixam do desemprego, muito pelo contrário, os negócios florescem e dão trabalho a cerca de quatro mil portugueses. Os ordenados pagos rondam os 400 euros mensais, mais que o ordenado mínimo praticado pela grande maioria das empresas portuguesas, os chineses gastam em média 5.000 euros mensais só em remunerações.
A comunidade chinesa é cada vez mais numerosa em Portugal, e há quem diga que tem arrasado com o pequeno comércio tradicional.
São às dezenas, senão centenas, de lojas e restaurantes chineses, que abrem em todas as esquinas, em todas as grandes cidades do país. Vendem produtos importados directamente da China.

São, o que se podem chamar, os verdadeiros negócios da China, segundo eles, vendem produtos com qualidade Alemã, design Francês e preço Chinês!

Como é possível?

Setenta por cento dos brinquedos vendidos no mundo são fabricados na China, em condições deploráveis.
São produzidos sobretudo por mulheres, muitas vezes também por crianças, trabalhando 12 a 16 horas por dia por salários miseráveis, pagos à peça. Descanso semanal, férias e segurança social praticamente não existem. E um Estado autoritário impede qualquer tipo de reivindicações.

Movimentos reclamando um pouco mais de ética neste negócio têm feito pressão sobre as grandes cadeias de distribuição ocidentais, que se abastecem na China devido aos seus imbatíveis custos de produção. Várias ONG alertam os consumidores para as condições em que são fabricados os brinquedos que compram para os filhos.

Mas a verdade é que nada disto parece surtir qualquer efeito, pois eles estão de pedra e cal, e face ao elevado custo de vida e ao pouco dinheiro livre no bolso dos portugueses, as pessoas cada vez menos querem saber destas realidades, o que importa é comprar mais barato!

Comments

heidy said…
Eu penso nos inumeros portugueses que também foram procurar novas condições de vida. E além disso, essas condições deploráveis de trabalho, também acontece dentro da comunidade deles; na india... etc. Tudo tem um pau de dois bicos.
Já não sei o que dizer sobre esse assunto, tenho amigos chinezes a viver em Nova York, e um dia um deles disse-me uma coisa: é triste mas um dia o mundo é nosso.
A partir daí fiquei a pensar que o melhor e mesmo casar-me com uma chinesa qualquer filha de um dos donos de um dos muitos restaurantes ao pé de minha casa, sim porque posso escolher logo entre 5. 5 restaurantes chineses a fazer um enorme perimetro pentagonal á volta da minha residência. Isto claro sem falar nas lojas chinesas que são pelo menso umas 3.
Depois de me casar tenho logo um filho, ou uma filha que isto aqui não ha preferencias. Depois de ter seguro um palacete em cascais com o dinhero dos comes e bebes separo-me levando comigo para Thaiwan metade do dinheiro para fugir a máfia chinesa.
heidy said…
que imaginação... lembra-te das triades.
Pistolero said…
O chinês é um gajo que só ta bem a comer arroz e a vender artigos eletronicos como o famoso corta unhas com rádio, e caneta com escova de dentes que dá luz...
É incrivel mas centro de 50 anos +/- vão ser eles a grande potência do mundo ombreando com os EUA, e talvez ultrapassando basta ver como é que eles funcionam enquanto sociedade.
patologista said…
Enquanto os produtos chineses forem mais baratos, os ocidentais, apesar de ficarem sem emprego vão continuar a comprá-los.
Mas penso que um dia vão ser os próprios chineses a revoltar-se e a querer partilhar o êxito chinês.
É que se a economia chinesa cresce a ritmo impressionante, a população não sente isso nos bolsos e um dia a situação vai rebentar.
webisomem said…
A verdade é dura - nesta coisa de capitalismo, é um país comunista que dá as cartas.
Todos nos preocupamos com os direitos humanos, mas todos temos coisas "made in china por crianças ou adultos mal pagos" em casa. Neste período de Natal, então, é mais que evidente. Antes da invasão chinesa não havia 1/10 das iluminações "azeiteiras" que há hoje.
Quanto aos restaurantes, quem me dera que servissem verdadeira comida chinesa e não comida chinesa ao gosto ocidental.
heidy said…
Eu acho que quem dá as cartas é quem tem poder. E tanto mal faz o povo ocidental como o povo oriental. Cada um à sua maneira...
Unknown said…
É um facto heidy, a questão aqui não é a emigração deles, afinal quem somos nós, um país de emigrantes para criticar a emigração, a questão está em que ele emigram em busca de uma melhor situação, mas usando a desgraça de quem fica no pais deles...vêm para cá sobreviver com a venda dos artigos que se fabricam lá em condições deploraveis...

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews