Skip to main content

Preconceito

Nos últimos dias, temos assistido na comunicação social a uma verdadeira telenovela venezuelana dobrada em português, passada no inicio do século!
Só que a história é real, passasse em Portugal, e em pleno século XXI.
Isto, porque duas mulheres homossexuais, decidiram aceitar o desafio lançado por Luís Grave Rodrigues, que solicitava a participação de um casal de homossexuais, para "a organização de uma acção judicial (e também mediática) que visasse a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal,tudo isto com base na inconstitucionalidade do artigo 1577 do Código Civil."
É de lamentar em primeiro lugar, que seja necessário, mais uma vez, recorrer à comunicação social para tentar conseguir alguma coisa neste país, e que se faça de tudo isto um verdadeiro circo.
Mas mais grave ainda é a forma como as pessoas ainda continuam a abordar o tema "homossexualidade"!
Em quase todos os comentários que li existe uma conotação negativa em relação á homossexualidade em geral, e a este caso em particular.
Tudo bem que as pessoas não concordem, afinal a homossexualidade, apesar de existir desde os primórdios da humanidade, é ainda hoje, nos nossos dias, em pleno século XXI, um enorme TABU!
Mas, outra completamente diferente é criticarmos, molestarmos e apontarmos o dedo a estas pessoas que não querem fazer mal a ninguém.
Se nos preocupássemos mais com a violência que aumenta de dia para dia, com as crianças que sofrem maus tratos, com as drogas, com o desemprego, enfim, com uma lista interminável de problemas actuais da nossa sociedade, talvez apontássemos muito menos o dedo aos outros.
Que importa que duas pessoas do mesmo sexo se queiram casar?
Em que é que isso vai prejudicar a vida de alguém?
Cada um de nós tem direito a viver a vida da forma que bem quer!
Podemos não gostar, mas temos que aceitar a opção de cada um.
Inerente às opiniões desfavoráveis, que muitas vezes não têm qualquer fundamento plausível, está e estará sempre uma coisa muito feia e cada vez mais presente nesta sociedade hipócrita: o PRECONCEITO!

Comments

papagaio said…
pessoalmente nada tenho contra..agora adoçao por exemplo ja era para debate
beijos marinheira
Cucagaio said…
O problema é mais simples. São exactamente estas mesmas pessoas que criticam a chamada sociedade retrogada, e não aceitam que ninguém fora do seu meio lhes de opinião de como hão-de de viver. Mas agora, querem impor a sua vontade ao resto do povo. Se querem viver juntos, que vivam, ninguém os impede disso, mas porque razão tem de chatear as outras pessoas. É uma pura busca de protagonismo
mixtu said…
Cada um vive a vida como bem entender, não temos de gostar ou deixar de gostar. Lei igual para todos.

Mudando de assunto, Sabes que em Coimbra há um café que é proibido beijar?
Acho bem, sabias que com um simples beijo se pode engravidar? Fui pai assim... ela gostou do meu beijo e depois...
Sara MM said…
é, e pior...
ligado ao Orgulho (falso)!

BJs
Rowlf said…
Parabéns pelo teu post. Não tiro nem acrescento uma palavra. Pena é que ainda haja pessoas tão egocentricas, que ao chatearem os outros ainda dizem que eles é que estão a ser chateados. Tratem mas é da sua viducha e deixem viver os outros!

PS: Também gosto dos Aerosmith, sem preconceitos, e sem questionar as opções sexuais do cantor (ehehehehe)
Sol said…
Cruzeiro excelente post. (q não é de admirar...)
Não ao PRECONCEITO...
Incrivel como nos dias de hoje ainda haja quem intrefira na forma como as pessoas se relacionam, será assim tão dificil evoluir?!!

;)beijinho
Unknown said…
Caro cucagaio,
Permite-me discordar da tua opinião, pois para mim, é exactamente ao contrário.
Em primeiro lugar, não me parece que ninguém tenha que lhes dar, opinião sobre a forma como eles devem ou não viver, eu que sou aquilo a que chamam "normal" também não permito que ninguém me dê opiniões sobre a forma como vivo ou deixo de viver a minha vida...se assim fosse, não teria uma filha como tenho, pois aos olhos da sociedade, também eu não sou normal, porque sou mãe solteira, o que para a sociedade continua a ser algo negativo!
Em segundo, eles têm tanto direito de nos impor a sua vontade, como nós temos de lhes impor a nossa, e quem os chateia, somos "nós" que não queremos permitir que eles vivam da forma que optaram e não o contrário!
E por último, não me parece que eles andem em busca de protagonismo, quem lho dá somos nós, que teimamos em tratar os homossexuais de forma diferente, e a colocá-los à margem da sociedade.
Unknown said…
Mixtu,
Tens que me dizer onde é o tal café, não quero correr riscos! :)
Jinho

Rowlf,
Obrigada! :)

Sol,
Agora corei...:))
Jinho
pisconight said…
Por vezes o preconceito pode ser confundido com valores e leis.
Sinceramente sou contra o casamento de pessoas do mesmo sexo. Chamem-me retrogado, preconceituoso ou que quizerem, mas:
1) Tenho amigos homossexuais e não tenho medo deles, aliás dou-me muito bem com todos;
2) Já existe a união de facto em Portugal que lhes dão os mesmos direitos que o casamento;
3) Se for permitido o casamento, vão poder também adoptar filhos;
4) Penso que se procura acima de tudo o protagonismo de se ser "gay" e não uma luta por igualdade ou mesmos direitos;
5) Não considero uma evolução para o país o facto de haver casamentos entre pessoas do mesmo sexo;
6) Quem lhes dá oprotagonismo são a imprensa (porque é um assunto polémico e vende) e eles próprios com as paradas gay, festas gay, ... (nunca recebi um convite para uma festa heterosexual ou para uma parada heterosexual).

É este o meu ponto de vista. Felizmente vivemos numa sociedade em que todos temos opiniões diferentes, mas ninguém é (ou não deveria ser) superior ao seu semelhante!!

;)
Anonymous said…
Cara Cruzeiro:
Sobre este assunto estou de acordo consigo sobre a sociedade hipócrita em que vivemos onde existe bastante preconceito e subjacente muito o poder da religião.
Cada um é livre de viver a sua vida como quizer no tocante a este assunto, mas o que condeno bastante o "circo" montado pela comunicação social.
heidy said…
É por isso que gosto de trocar ideias contigo! Não vou dizer mais nada moça. Apenas assinar me baixo do que disseste. Valha-nos a santa hipocrisia dos nossos governantes.
Anonymous said…
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »
Anonymous said…
Enjoyed a lot! » »

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

IRS 2008

Dúvida colocada no site das Finanças: -Sou sócio do Benfica e estou a fazer a minha declaração de IRS. -Como pago a quota de sócio todos os meses, devo colocar o Benfica como meu dependente? Resposta das Finanças: -Claro que não. Só pode colocar dependentes na Declaração de IRS quem ganhou alguma coisa em 2007. -No seu caso, uma simples Declaração de Isento é o suficiente. (via e-mail) Desde já informo que não achei graça nenhuma!!!