Skip to main content

A Tradição de São Valentim

As comemorações do Dias dos Namorados possuem várias explicações possíveis, baseadas na tradição cristã, romana e pagã.
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no Século III, em Roma.

Deixo-vos algumas das explicações...

O imperador Cláudio II, queria constituir um exército romano grande e forte, mas não conseguiu atrair muitos soldados, porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias e partirem para a guerra. Assim, o imperador proibiu os casamentos entre jovens para obrigá-los ao casamento.
Valentim um sacerdote cristão, revoltado com a situação, resolve realizar casamentos secretos. Acabando por vir a ser descoberto, foi preso, torturado e decapitado.
Em 496, o Papa Gelásio resolveu torna-lo Santo e dedicou o 14 de Fevereiro ao seu culto.

Já na Roma Antiga, a data era celebrada a 15 de Fevereiro no festival "Os Lupercalia" (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera).
Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua namorada durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).

Há também quem defenda que o hábito de oferecer presentes neste dia não tem qualquer ligação com o santo, datando da Idade Média, quando se acreditava que o dia 14 de Fevereiro assinalava o princípio da época de acasalamento das aves.
Nessa data era hábito, que as jovens escolhessem um rapaz como o seu preferido, o eleito era então obrigado a oferecer um presente à jovem que o elegera.

Com o tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e França, e mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializadas no início do século XIX.

Com o decorrer do tempo, este dia tem vindo a deixar de ser o simples símbolo dos apaixonados, para se transformar em mais um dia de consumismo, tendo as pequenas mensagens dado lugar às trocas de presentes cada vez mais sofisticados...

E vocês, já compraram o vosso presente?
Já mandaram a mensagem amorosa?

Comments

Anonymous said…
eu prefiro um jantar romantico, dar mto carinho e dizer-lhe nos olhos... Amo-te... ou seja, é o que faço todos os fins de senama... heheheh
É um diferente!! Com muito mais acção!! AH!
Mac Adame said…
Ó Cruzeiro, e tu acreditas nestas coisas? Isto são histórias do Major para desviar as atenções do caso Apito Dourado! Um major santo, era só o que faltava!
Unknown said…
Já está tudo tratado … agora neste meu estado, não posso sair de casa, mas … já pedi a esposa que venha almoçar a casa e mandei vir um restaurante servir aqui mesmo …

Abraços
Feliz dia de namorados,
Se tivesse um namorado hoje ia fazer um cruzeiro no tejo...
Tá um lindo dia,
Um abraço
heidy said…
É... eu cá prefiro o registo pagão. :p Espero pelas fogueiras de Beltane. É muito mais sexy! :)
Unknown said…
Amiguito Macaco,
Eu num acredito, mas pronto, eu gosto de dar os dois lados da coisa num é? ;-)

Miuda,
O romantismo a vir ao de cima...:)
Unknown said…
Noite Estrelada,
A RFM ontem estava a oferecer esses cruzeiros...:)
Anonymous said…
best regards, nice info »

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews