Skip to main content

Sigilo bancário levantado a quem contestar o Fisco

Segundo o secretário de estado dos assuntos fiscais, está a ser preparado um novo regime fiscal, onde os contribuintes a partir do momento em que reclamem decisões do fisco, vêem de imediato o sigilo bancário levantado.
Se o fisco fosse "uma pessoa de bem", que não é, eu até concordava!
Mas face a uma legislação que permite ao fisco inventar coimas, impostos e cometer toda a espécie de abusos, sem qualquer controle e em que ninguém é responsabilizado, tenho as minhas dúvidas que este modelo Belga tenha resultados benéficos cá.
Também não estou a ver no que vai adiantar ou atrasar, porque como é óbvio, o único que irá reclamar é o Zé povinho, o tal que não tem forma de fugir a nada e que é obrigado a entregar o que tem e o que não tem ao fisco!
Será que alguém acredita que quem tem algo a esconder reclama seja o que for, com ou sem sigilo bancário??
Agora o desgraçado do Zé Povinho, é que mais uma vez, vai sair prejudicado desta história, porque paga primeiro, reclama depois, vê a sua vida devassada, espera uma eternidade para que olhem para a reclamação, e se virem que ele tem 10euros na conta que não sabem donde eles vieram vão dar a reclamação como indeferida e ainda paga a coima e o tempo que fez perder ao fisco!
Será que em caso de o contribuinte ter razão, o vão indemnizar pela devassa da sua vida privada e multar o fisco por invenção de impostos e coimas não existentes?
Será que se o contribuinte for um dos que mexe os cordelinhos também lhe vão levantar o sigilo bancário, ou com esses os erros não existem e por isso eles não precisam de reclamar?
Ou será que eles simplesmente estão a tentar que o Zé Povinho tenha medo, não reclame e pague o que eles entenderem?

Comments

Francis said…
Eles fazem e nós deixamos fazer.
É assim na republica sul-americana de Portugal.
Anonymous said…
Concordo com o Francis. Eles só importam tudo aquilo que é para sacar do povo. Porque não importam também da Belgica o sistema de Segurança Social e o valor do salário minimo. São uns ladroes: comprei uma casa e o fisco acha, segundo a avaliacao que a casa vale mais 25.000€ do que eu na realidade dei por ela, e agora querem o resto do IMT (antiga sisa). Ou seja, querem que eu pague imposto sobre um valor muito acima da realidade, e há quem pague e não bufe. Vai de advogado e reclamação para não serem gulosos. Eu se fosse de Elvas ia viver para Badajoz num instante. Até já fumo tabaco espanhol (1€ maço mais barato). E juro que a partir de agora, sempre que puder (raras ocasioes, infelizmente), não dou lucro algum ao estado portugues....

PS- Desculpem o desabafo mas ando mesmo chateado com esses fdp do fisco, que assumem que todos são ladrões. Sempre cumpri com tudo, mas ando revoltado.
Anonymous said…
Tanto cumpriste que fizeste uma escritura por um valor que não foi aquele que pagaste ao vendedor. E para quê? para fugir à sisa não foi? mas isso foste tu e quase todos os portugueses que compraram casa. E agora que há controlo e que as avaliações segundo as novas regras do imi representam cerca de 80 % do valor de mercado do bem apanhas de tabela. E sabes que mais esperto? quando venderes e tiveres uma mais valia a tua esperteza saloia vai-te sair cara e depois chama fdp aos do fisco que eles é que são culpados da tua estupida mentalidade.

Cada um tem o que merece. Cumpre e vtf.
Anonymous said…
Ó esperto anonymous 2. Estás completamente engando. Não fiz a escritura por um valor inferior ao da compra(para saberes tanto disso deve ser porque já usaste esse expediente), pela simples razão que financiei 100% com o banco, o que desde logo inviabilizava essa situação. A mais valia da casa anterior paguei-a ao fisco integralmente(para tua informação 6500€ a mais no IRS) pois necessitava do dinheiro extra para investir num negócio. Mais, as finanças avaliaram a nova casa num valor superior ao do mercado, pois eu vivo numa zona de excesso de habitação, numa das zonas mais baratas em termos de habitação do país, logo os valores de mercado são bastante competitivos(ou seja consegue-se comprar bem ) e embora existam zonas como referes em que representam 80% do valor de mercado, no meu caso a avaliação deu cerca de 15% mais que o valor de mercado. Depois a própria Lei permite que se reclame, ou a lei apenas funciona para o lado do estado? Pago impostos (e gordinhos) sempre a tempo e horas há mais de 20 anos e não aceito lições de ninguém.

Com o teu discurso, deves ser funcionário do fisco(pensas que são todos ladrões e que só tu é que és o honesto), funcionário publico ou outro tipo de parasita, pois falaste ofensivamente, a caracterizar a mentalidade de uma pessoa qe desconheces, sem saberes todos os pormenores da situação.

Portanto, esperteza saloia e estúpida mentalidade é a de quem se arroga a julgar os outros sem conhecer a situação em concreto. Portanto vtf tu.
Unknown said…
Caros anónimos,

Agradeço muito as vossas visitas e os vossos comentários, embora preferisse que deixassem de o fazer como anónimos, no entanto e já que o preferem assim eu respeito...
Mas agradeço, que ao utilizarem este espaço, para comentar, debater ideias, deixar desabafos, ou o que bem entenderem o façam com respeito por quem aqui o faz!
Pois não permitirei que o facto de haver opiniões divergentes faça deste espaço um local de ofensas pessoais a quem aqui deixa a sua opinião!
A mim, são livres de dirigirem as opiniões que acharem por bem, a quem aqui deixa comentários não!
Se voltar a acontecer, os comentários serão de imediato apagados.
Aqui a liberdade de expressão, termina exactamente onde começam as ofensas por divergencia de opinião, de ideias ou ideais!
Querem deixar comentarios, façam-no de forma contrutiva, debantendo ideias e não com ofensas a quem por aqui passa.
Anonymous said…
Republica das bananas. O direito á vida privada nada vale para esta gentalha. Se têm dúvidas aquando duma reclamação, peçam esclarecimento, peçam avaliações, ou vão para os tribunais que é a mesma coisa que a pessoas têm de fazer quando têm um litigio com o estado.

Este estado não é pessoa de bem, e de bem não são muitos dos seus representantes.

Ainda digo mais..
Mas alguem tem de saber, que eu da minha conta bancaria paguei casas de massagens e Elefante Branco, e que me apeteceu F***ER 500€ numa jantarada com amigos, apenas por que não concordo com uma merdola qualquer decidida por um funcionario fuinha de mangas de alpaca frustado por nao ser ninguem na vida que me dicide lixar porque apenas lhe comi a namorada que se queixava que ele não lhe dava assistencia e que ele era tao certinho que só fo*ia em dias de entrega de IVA. Rabetas de merda deste papagaios politicos, só têm ideias de m*****. Acabem mas é com as vossas reformas a triplicar que já sobra mais para o povo.

Johny Batmuma
Mac Adame said…
Num país onde há gente que se sabe muito bem que não paga os impostos que devia e nem por isso lhe levantam o sigilo bancário, vão agora fazê-lo como retaliação a quem tem o desplante de chatear o fisco. A palhaçada cada vez é maior neste país.
Anonymous said…
Olá Cruzeiro, sou Anonymous 1 das 4:10 PM.

Para já peço-te desculpa pela parte que me toca, mas não foi minha intenção ofender ninguem. Apenas me dei ao direito de resposta nos mesmo termos e tenho pena de ter feito isso num blog tão agardável como o teu.
Quanto ao facto de passar anónimo, posso dizer-te que coloco comentários em muito outros blogs que vejo que visitas também onde assino com um nick que me dá o mesmo anonimato, mas nunca me apeteceu registar-me em lado algum.
Não que queira utilizar o anonimato para criar flames ou ofender os outros, mas apenas porque me apetece perservá-lo, sem deixar de ser coerente com a minha consciência nos comentários que faço.

Inté, e continua empenhada neste blog que acho que tem boa qualidade.
Unknown said…
Olá anónimo 1,
Eu vi que a tua intenção não foi essa e que apenas respondeste nos mesmos termos. :)
Eu só não quero que este local se transforme num local de ofensas pessoais só pelo facto das pessoas terem opiniões divergentes...
A mim podem dirigir os comentários que quiserem, aos comentadores que aqui deixam as suas opiniões não...:)
E estás à vontade para continuar a deixar os teus comentários de forma a nónima como é obvio, é só porque o anonimato generaliza.
E obrigada pelo elogio ao blog.

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

Frase de Final de Ano

A vida é como os Interruptores... ...umas vezes para cima... ...outras vezes para baixo! Que em 2006 os vossos interruptores estejam sempre para cima!