Segundo a BBC, nos próximos dias, vai ser possivel aos utilizadores do Windows Messenger, instalar uma opção no programa que vai permitir denunciar suspeitos de pedofilia.
O botão "acusar abuso" é uma inovação que partiu de uma campanha da entidade britânica Child Exploitation and Online Protection Centre (CEOP), que combate pedofilia na Internet. A CEOP disse que, se necessário, as denúncias serão encaminhadas a departamentos de polícia em todo mundo.
O director da referida entidade britânica, Jim Gamble, afirmou que "O que a Microsoft e a CEOP estão fazendo hoje é dizer basta, se trabalharmos juntos de forma clara e concreta podemos proteger as crianças dos predadores sexuais".
Quem clicar no botão para fazer uma denúncia terá instruções sobre como recolher provas e fazer cópias de conversas online. As denúncias não vão ser anónimas e a CEOP espera que devido esse facto sejam recebidas poucas queixas falsas.
Esta noticia é obviamente de louvar, mas não nos podemos esquecer que estes "predadores" não habitam apenas no Messenger, pois há um sem fim de locais como este.
O principal combate tem que começar em casa, os pais têm obrigação de informar e explicar aos mais novos os perigos que correm nestes sites, se houver mais confiança e dialogo entre pais e filhos, e, menos tabus, é, na minha opinião, muito mais dificil eles serem apanhados nestas redes...
Convido-vos a passar na Taberna, hoje sou eu que estou de serviço ao balão.
Comments
Os jovens dos 10 a 15 anos, já são a faixa etária mais utilizadora da Internet!
Não é a solução mas é um começo!
Os votos de um BOM FDS!
Bjks da Matilde
(é duro! um beijo)
Li o teu post por baixo deste e é lindo!
Adorei essas lindas palavras. Quem me dera ter esse dom.
Bela ideia!
Deviam de criar um também para gajos tarados (mas sem serem pedófilos). Há tanto otário on line.
Esta é o tipo de iniciativa que devemos apoiar por parte dos fornecedores de serviços de comunicação na Internet.
Tenho duas crianças cá em casa a quem tento explicar e alertar para os perigos da Internet, mas é dificil fazer com que uma criança esteja sempre alerta para as rasteiras da Net.
E faço minhas as palavras do Miguel, é um bom começo.
Bom FDS
bom fim de semana :)