Skip to main content

Conduzir de chinelo ou tronco nu não dá multa

Desenganem-se os que como eu, pensavam que era proibido conduzir de chinelito, ou em tronco nu, já que à pergunta:

"É proibido conduzir de chinelos, descalço ou em tronco nu?", a BT (Brigada de Transito) respondeu:

"Não há qualquer artigo no Código da Estrada que determine o que o condutor pode vestir ou calçar quando conduz. E se não é proibido, não há multas".


Apesar de a questão ser aparentemente clara, muitos portugueses estão convencidos que, quando vêm da praia, têm de vestir a t-shirt ou calçar os ténis para não serem autuados.

Então de onde vem a ideia da proibição? O responsável responde: "É provável que o código de 1954, que vigorou durante 30 anos, tivesse alguma referência, mas actualmente não há nada que aponte nesse sentido".

O único artigo no Código da Estrada, mais abrangente, e que poderia, "no limite", ser aplicado por um agente mal disposto é o nº 2 do artigo 3º que diz: "As pessoas devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a comodidade dos utentes das vias".

Por isso meus amigos, sintam-se à vontade para conduzir como quiserem!

Comments

Dora said…
Ainda ontem falei nisso com um amigo meu e ele dizia-me que levava multa se me mandassem parar por causa dos chinelos...
Eu no Verão não uso outra coisa mesmo.
Há pessoas que não conseguem conduzir de chinelos. Eu então até descalça!

Amiga, respondi ao teu comentário. Se puderes vai lá dar uma olhadela e assim já me vais entender!! :-)
Ratinho said…
Eu era um dos que pensava que dava multa!!!
Agora vou passar a conduzir de ténis... o que dava "pica" era (pensar) saber que estava a infrigir a lei.
BiChOs Do MaTo said…
Pois também me enviaram hoje a notícia do jornal, onde falava desse assunto.
melhor ainda, antes andava sempre com um par de sapatos no carro por causa disso, depois deixei-me disso, só a seca de emtra no carro, caça sapato, sai do carro, calça chinelo. Era uma seca.
beijocas Lara
pisconight said…
Sempre pensei que fosse proibido e que desse multa..., mas também não gosto de conduzir de chinelo e muito menos em tronco nu...
;)
Rivera said…
também achava que era proibido, aliás ainda este fim-de-semana quando ia para a praia, o meu namorado estava de tronco nu e quando passamos pela policia pensei logo que iamos ser multados, mas não... realmente eu achava essa regra um bocado parva...
Francis said…
tronco nu, não faço.

chinelo tambem não, não dá jeito...só descalço...
Hindy said…
Boa!
Beijinhos :o)
Eu said…
Eu é sempre de chinelos, venha da praia ou não (como dizem os franceses - é fashion!)

:P
gito said…
e se conduzirmos completamente nus, será que levamos multa?
Tia Cremilde said…
andem enganada estes anos todos... obrigada pela informação. Já não morro (tão) estúpida!
Tia Cremilde said…
esqueci-me de dizer que gostei muito a parte do "tronco nu"!
Miudaaa said…
Bemmm... dizes bem... Cruzeiro... quando dizes "por isso meus amigos, sintam-se à vontade..."

atençãooo que esta msg é para ELESSS... quanto ao tronco nu... Quanto a nós: ELASSS... de chinelos tudo bem, agora tronco nu... total... penso que os bate-chapas íam ADORAR não???

...e os policias íam todos pedir para parar, com a desculpa de pedir
"os seus documentos, por favor"
desculpeqqc said…
As mulheres não deveriam conduzir em tronco nú.
Por um lado acho que sim, mas por outro é melhor não.
Unknown said…
Lara e Riviera,
Já vi que não era a unica a pensar que não era permitido.
Beijo

Dora,
Já lá fui ler. ;-)

Nuno,
Um miudo rebelde? :-))

Francis,
É a unica maneira que não sou capaz de conduzir..descalça...

Eu,
Eu sabia que tu eras um adepto do que é fashion! :-)

Gito,
Podes sempre experimentar, mas depois diz como foi. :-)
Obrigada pela visita

Tia Cremilde,
Como está escondido acho que tem passado despercebido ás meninas menos atentas. ;-)

Miudaaa,
Com as meninas em tronco nu, ia ser uma festança. lol
Beijo

LFM,
Não me parece mesmo nada uma boa ideia. :-)
poeta_rural said…
ora aqui está um bom serviço público! fico contente por saber disto, pois quando saio da praia não dá vontade nenhuma de calçar sapatilhas.
RCataluna said…
Vivo em Beja e sem ar condicionado no carro! Acho que vou andar com um repuxo ao lado...
Que seca,bem tento andar informada é que não posso arriscar....
de Matos said…
Por acaso pensava que conduzir de chinelos dava multa, embora sabendo que ao ha nada no codigosobre isso, mas como um familiar meu a tempos foi multado... tinha essa ideia.

bjs

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

Frase de Final de Ano

A vida é como os Interruptores... ...umas vezes para cima... ...outras vezes para baixo! Que em 2006 os vossos interruptores estejam sempre para cima!