Skip to main content

Curiosidades...Ponte 25 de Abril, 40 Anos após a sua inauguração

A ponte 25 de Abril, uma das maiores do mundo, celebra hoje 40 anos.

Com:
1012,88 metros de comprimento do vão principal
2277,64 metros de distância de amarração a amarração
70 metros de altura do vão acima do nível da água
190,47 metros de altura das torres principais acima do nível da água (o que a torna a segunda mais alta construção de Portugal)
58,6 centímetros de diâmetro de cada cabo principal
11 248 fios de aço com 4,87 milímetros de diâmetro, em cada cabo (o que totaliza 54,196 quilómetros de fio de aço)
79,3 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal, Sul
30 quilómetros de rodovias nos acessos Norte e Sul com 32 estruturas de betão armado e pré-esforçado, era, quando foi inaugurada, a maior ponte suspensa da Europa e a quinta maior do mundo. Hoje, ocupa o 17º lugar no ranking mundial.

A pesar do suplicio que é atravessa-la diariamente, temos que concordar que foi uma das grandes obras realizadas pelo regime salazarista.

Para além de que, já todos devíamos estar habituados às intermináveis filas para a atravessar, pois já vêm do dia da sua inauguração, já que faz hoje 40 anos, milhares de motoristas fizeram fila para a estrear.

Para os mais curiosos, toda a história aqui.

Comments

Carlos C said…
Cruzeiro.
Lembro-me bem do dia da inauguração, era miudo, estavamos de férias no Algarve e deram imagens na RTP a acompanhar o evento.
Quando fomos para o Algarve fizemos a travessia do Tejo de barco Cais-do-Sodré/Cacilhas e no regresso a Lisboa viemos pela ponte seguramente a 10 km/hora para ver tudo e prolongar o momento o mais possivel. Foi um espectaculo que metia medo pela altura e comprimento da ponte.

Como dizem hoje as minhas filhas "Foi muita fixe".
Zig said…
Não me levem a mal o que vou dizer agora! É que já sou tão alentejano que só fico feliz atravessando essa ponte em direcção ao Alentejo....
Pirolito said…
O artigo da wikipédia está desactualizado nos detalhes porque não contempla as duas últimas grandes obras sofridas pela ponte: A 3ª faixa de rodagem em ambos os sentidos e o tabuleiro ferroviário.
Mas também... quem é que liga a essas paneleirices?
Carlos C said…
Cruzeiro,
Boa foto, é tua ?
desculpeqqc said…
Sinto-me satisfeito por ter lá passado hoje.
É a minha homenagem a tal infraestrutura.
Unknown said…
Carlos C,
Eu não me lembro da inauguração, sou muito nova para isso. ;-)

Zig,
Nunca é tarde para se mudar nada. :)

Caro Jonas,
Reclamações é no guichet 14 da wikipédia, já que eu não sou responsável por essas actualizações. ;-)

Carlos C,
Obrigada, eu também achei que era uma bela foto.
Mas não, não é minha, tenho-a em arquivo faz tempo, esteve para para ser o fundo do blog, mas depois desisti. :)

LFM,
Eu presto-lhe homenagem diariamente, já que passo lá todos os dias, duas vezes ao dia. :)
Carlos C said…
O mais-velho agradece a amável resposta .... ;-P

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews