Estávamos a 28 de Outubro do ano de 1856, faz amanhã 150 anos, quando a primeira composição, ainda a vapor, realizou o percurso entre Lisboa e o Carregado.
Nessa altura não havia estradas, nem sequer bons caminhos. Uma viagem de liteira, entre Lisboa e o Porto, demorava pelo menos cinco dias. Na mala-posta seriam, no mínimo, trinta e quatro horas. Um tempo recorde para a época!
Desde então, a evolução do caminho-de-ferro em Portugal (e em todo o mundo), registada na História como uma grande aventura humana, mudou e assinalou o desenvolvimento do País. O caminho-de-ferro foi, aliás, um dos principais motores do desenvolvimento da humanidade.
E tudo isto começou com pequenas locomotivas movidas a vapor. Actualmente, a CP continua a manter em funcionamento, durante alguns meses por ano, um exemplar destas locomotivas que transportaram milhares de pessoas ao longo do país. A viagem, realizada entre a estação da Régua e Tua, percorre as margens do Douro e transporta os passageiros numa verdadeira viagem no tempo.
Hoje em dia há já várias formas de chegar até à Régua mas, para quem procura a emoção e conforto das viagens de comboio, a melhor opção é viajar do Porto até à Régua numa das composições que realiza este percurso e, aí, fazer o transbordo para a locomotiva a vapor.(via CP)
Vale a pena ler mais, e, ver as fotos, aqui.
Nessa altura não havia estradas, nem sequer bons caminhos. Uma viagem de liteira, entre Lisboa e o Porto, demorava pelo menos cinco dias. Na mala-posta seriam, no mínimo, trinta e quatro horas. Um tempo recorde para a época!
Desde então, a evolução do caminho-de-ferro em Portugal (e em todo o mundo), registada na História como uma grande aventura humana, mudou e assinalou o desenvolvimento do País. O caminho-de-ferro foi, aliás, um dos principais motores do desenvolvimento da humanidade.
E tudo isto começou com pequenas locomotivas movidas a vapor. Actualmente, a CP continua a manter em funcionamento, durante alguns meses por ano, um exemplar destas locomotivas que transportaram milhares de pessoas ao longo do país. A viagem, realizada entre a estação da Régua e Tua, percorre as margens do Douro e transporta os passageiros numa verdadeira viagem no tempo.
Hoje em dia há já várias formas de chegar até à Régua mas, para quem procura a emoção e conforto das viagens de comboio, a melhor opção é viajar do Porto até à Régua numa das composições que realiza este percurso e, aí, fazer o transbordo para a locomotiva a vapor.(via CP)
Vale a pena ler mais, e, ver as fotos, aqui.
Podem ainda saber aqui, o que preparou a CP para assinalar esta data.
Em simultâneo na Taberna dos Inconformados.
Comments
Dizem que a viagem de comboio do Algarve para Lisboa, é bastante rápida e muito confortável (Intercidades)!
Um BOM FDS!
Bjks dos 4M´s!
Visita-me em:
http://umsonhochamadomatilde.blogspot.com
http://aminhatshirt.blogspot.com
http://asreceitasdaligia.blogspot.com
mas agora, vem aí o TGV... !!!cof cof cof...!!!
Já tive oportunidade de subir o Douro num barquito e depois, fazer a viagem de regresso até ao Porto num desses comboios de que falas e recomendo...!!!
beijos de miudaaa em tu, minha doce amiga
bj e bom fim de semana
Fez-me lembrar os meus tempos de miúdo quando ainda morava na Régua.
Aquilo deitava mesmo muito fumo.
Vocês sabiam que qualquer mulher que morasse nas imediações da linha sabia de cor o horário dos comboios?
É que tinham que apanhar a roupa que estivesse estendida por causa do fumo.
De resto ainda me recordo dos bancos de madeira e, nos dias de feira, de ver as pessoas com cestas com galinhas e coelhos.
Quanto à paisagem, é simplesmente indescritível…
gostava de fazer um passeio nele :)
Bj e bom fim de semana **
O máximo.
Umas das minha viagens de sonho é fazer o Expresso Oriente, muita Agatha Cristie!hehehe