Skip to main content

Viagem de Comboio até ao passado

Estávamos a 28 de Outubro do ano de 1856, faz amanhã 150 anos, quando a primeira composição, ainda a vapor, realizou o percurso entre Lisboa e o Carregado.

Nessa altura não havia estradas, nem sequer bons caminhos. Uma viagem de liteira, entre Lisboa e o Porto, demorava pelo menos cinco dias. Na mala-posta seriam, no mínimo, trinta e quatro horas. Um tempo recorde para a época!

Desde então, a evolução do caminho-de-ferro em Portugal (e em todo o mundo), registada na História como uma grande aventura humana, mudou e assinalou o desenvolvimento do País. O caminho-de-ferro foi, aliás, um dos principais motores do desenvolvimento da humanidade.

E tudo isto começou com pequenas locomotivas movidas a vapor. Actualmente, a CP continua a manter em funcionamento, durante alguns meses por ano, um exemplar destas locomotivas que transportaram milhares de pessoas ao longo do país. A viagem, realizada entre a estação da Régua e Tua, percorre as margens do Douro e transporta os passageiros numa verdadeira viagem no tempo.

Hoje em dia há já várias formas de chegar até à Régua mas, para quem procura a emoção e conforto das viagens de comboio, a melhor opção é viajar do Porto até à Régua numa das composições que realiza este percurso e, aí, fazer o transbordo para a locomotiva a vapor.(via CP)

Vale a pena ler mais, e, ver as fotos, aqui.

Podem ainda saber aqui, o que preparou a CP para assinalar esta data.

Em simultâneo na Taberna dos Inconformados.

Comments

Dora said…
Fez-me lembrar aquele anúncio da Vodafone que já gora confesso que odeio!
Miguel said…
Há muito tempo que não faço uma viagem de comboio ...!

Dizem que a viagem de comboio do Algarve para Lisboa, é bastante rápida e muito confortável (Intercidades)!

Um BOM FDS!
Bjks dos 4M´s!

Visita-me em:
http://umsonhochamadomatilde.blogspot.com
http://aminhatshirt.blogspot.com
http://asreceitasdaligia.blogspot.com
Miudaaa said…
poucaaa-terrraaa, pouca-terrraaaa... U U U...
mas agora, vem aí o TGV... !!!cof cof cof...!!!
Já tive oportunidade de subir o Douro num barquito e depois, fazer a viagem de regresso até ao Porto num desses comboios de que falas e recomendo...!!!

beijos de miudaaa em tu, minha doce amiga
Cucagaio said…
É tudo muito bonito, mas e o preço?
de Matos said…
Por acaso gostava de ver ao vivo... deve ser muito porreiro.

bj e bom fim de semana
Anonymous said…
Fantástico.
Fez-me lembrar os meus tempos de miúdo quando ainda morava na Régua.
Aquilo deitava mesmo muito fumo.
Vocês sabiam que qualquer mulher que morasse nas imediações da linha sabia de cor o horário dos comboios?
É que tinham que apanhar a roupa que estivesse estendida por causa do fumo.
De resto ainda me recordo dos bancos de madeira e, nos dias de feira, de ver as pessoas com cestas com galinhas e coelhos.
Quanto à paisagem, é simplesmente indescritível…
Anonymous said…
Espectacul!
gostava de fazer um passeio nele :)

Bj e bom fim de semana **
Tia Concha said…
Ouvi hoje na Prova oral da antena3.

O máximo.

Umas das minha viagens de sonho é fazer o Expresso Oriente, muita Agatha Cristie!hehehe
mfc said…
É o transporte que utilizo SEMPRE que vou a Lisboa.É cómodo, rápido e razoavelmente económico.
Unknown said…
Eu confesso que não tenho o habito de viajar de comboio, mas há cerca de 4 anos fiz uma viajem de comboio de Praga para Budapeste, e, gostei imenso, foi uma forma diferente de fazer a ligação.

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews