Skip to main content

"Blogar" porquê?


Porque razão é que as pessoas lêem blogs?

Muito provavelmente cada um terá uma opinião pessoal e diferente a respeito, mas julgo que todas terão uma coisa em comum…A maioria das pessoas, sejam ou não possuidoras de um blog, gosta de ler blogs simplesmente para obter um ponto de vista em relação a determinado assunto.

Embora nem todos os blogs se encaixem neste padrão, pois nem todos tratam de assuntos sérios, como o caso da política por exemplo (politica como assunto sério era uma piada) todos eles, mesmo os que apenas colocam vídeos ou fotos, transmitem um determinado ponto de vista. Eu quando coloco um vídeo de humor, por exemplo, é porque no meu ponto de vista o achei engraçado e acho que merece ser visto, embora nem todos possam ter essa opinião.

O que leva por exemplo as pessoas a procurarem assuntos mais sérios, como uma notícia por exemplo?
Todos têm acesso a essas notícias através dos portais noticiosos, porém, muitos leitores vão ler e comentar essas notícias nos blogs, porquê?
Quantos de nós lemos e comentamos a mesma notícia em meia dúzia de blogs que frequentamos habitualmente?...Porém, em cada blog a mesma notícia é transmitida de forma diferente, consoante o ponto de vista de cada um dos "escritores".

Na minha opinião os leitores dos blogs não vão simplesmente atrás da notícia, vão sim à procura da maneira especial de "passar" essa notícia.
Vão á procura da partilha, da comunicação, da necessidade de mostrar o "avesso" que muitas vezes não está visível no dia a dia, vão á procura da forma criativa de transmitir algo…

Mas se é difícil explicar o porquê de um blog, a verdade é que é muito fácil ficar-se "preso" à leitura deles…vai-se gostando ou desgostando de pessoas, pelo que são, pelo que escrevem, pelo que sentem…
E, isso, na minha opinião, é o que atrai realmente os leitores.

Comments

Anonymous said…
hum...eu entrei aqui porque achei interessante o nome cruzeiro do tejo...olhando alguns posts percebi que alem de interesantes assuntos também é bem divertido suhausahs
cuide-se.

by Alessandra M.
pisconight said…
Eu leio blogs porque adoro saltar de blog em blog para ver sobre o que é que cada um postou hoje. Procuro informação, utilidades, humor, desporto, ..., de tudo um pouco.
O teu blog é fantástico, adoro cá vir!!
;)
Elisheba said…
Para mim os blogs servem para partilharmos...todos temos a saudavel necessidade de sermos "escutados" e de partilhar experiencias e emoçoes!!APRENDEMOS MUITO NOS BLOGS...AH QUE BOOOMMMMMM!!!
Francis said…
ver a vida de várias perspectivas.
Anonymous said…
Oi!! Joa em visitasdte? Nao? Este blog é para ti! participa...va la...eu depois publico o teu texto que escreveres num comentario.Escreves o que quiseres que seja publicado. beijos
Anonymous said…
Muitas vezes os blogs surgem pr se suprir uma carência, pq se está só, ou pq se é muito narcisista e se procura o elogio dos outros.Por mim, gosto de trocar opiniões, mas os meus favoritos são os que me fazem rir, e me deixam bem disposta!
Nay said…
Para mim uma forma de comunicação...
Numa época em que o dia por vezes passa rápido demais para convidares um amigo, q viste de passagem, para tomar um café. Aqui comunicas quando podes... quando tens aquele tempinho livre e sabes sempre q vais ser ouvida (Lida). Vais procurar o cantinho dos q mais interesse te despertaram, como num jornal procuras as páginas q mais gostas de ler.
Bjs
BiChOs Do MaTo said…
Bem na realidade quando fiz o meu blog, de inicio, era para ser usado como um diário de bordo, mas apenas eu teria acesso a tal....no entanto no dia em que cheguei a casa depois de ser operada, fui confrontada com uma enorme onda de solidariedade por parte de muita gente, que teve conhecimento do que se passava.
Até hoje tem sido assim, descrevo um pouco da situação que tenho vindo a passar e não me quero enaltecer com nada, apenas ser uma prova de que a vida continua e que com muito apoio, tudo correr bem melhor.
Obrigado a ti cruzeiro do tejo, que desde o inicio tens sido esse porto de abrigo.
beijocas grandes
Lara
Muito sinceramente, no caso do teu Blog, eu gosto deste blog mas a pessoa por detrás detesto! LOL
ESTOU A BRINCAR!!!!
Concordo na generalidade com o teu texto cruzeirinha. Acho que as pessoas gostam de dar a noticia como a vêem e esperar que os seus visitantes a comentem de outra forma,assim, acabamos por ter várias faces da mesma noticia. O que é bastante giro de se observar.
Também concordo que aos poucos, vamos conhecendo a pessoa que escreve e claro, temos Blogs preferidos. Eu tenho. Por aquilo que tu mencionaste, começa a existir uma certa empatia entre nós e determinados Blogs.
Aqui nestes comentário estão dois que eu não despendo...a betinha e a dona deste cruzeiro, mas shhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh FUI!
bjs
dispenso em vez de despendo :|
Miguel said…
"Mas se é difícil explicar o porquê de um blog, a verdade é que é muito fácil ficar-se "preso" à leitura deles…vai-se gostando ou desgostando de pessoas, pelo que são, pelo que escrevem, pelo que sentem…!"

Essa é de certeza a razão mais forte!

Bjks da Matilde
vinte e dois said…
Da primeira vez que visitei o teu blog, fiquei com a ideia que eras um homem (por causa do nome) e só mais tarde descobri que eras afinal do sexo oposto (isto foi só uma curiosidade) :D Quanto aos blogs, é de facto um local onde se podem trocar muitas ideias, opiniões, rir, comover-se e um não mais acabar de coisas. Faz-se uma primeira visita, se gostamos volta-se, se não gostamos vai-se para outro. E aos poucos começamos a criar a nossa rede de blogs preferidos e até se criam amizades com pessoas que não conhecemos de lado nenhum. Pessoas que se cruzarmos na rua não temos a mínima ideia de quem são, por muito próximas que sejam aqui. E essa é uma das partes curiosas deste mundo virtual. E há ainda o prazer de ir a casa do ou da "vizinha" quando nos apetece sem termos de nos deslocar pelo país fora ;D
Sapito said…
Estava eu a ler este post sobre a razão pela qual lemos e relemos blogs e aparece uma mensagem no meu mail ..."Cruzeiro deixou comment..." :)

Não sei porque nos lemos, mas a verdade é que algo nos liga uns aos outros!
Maria Arvore said…
A meu ver, os blogues permitiram que "todos"(os que cá andam, bem entendido) exprimam a sua opinião e a possam discutir com outros.
As distâncias casa-trabalho/escola tornaram-nos cada vez mais encerrados entre 4 paredes e com cada vez menos tempo para discutir com outros na tertúlia, no bar, no café, na colectividade ou até nas casas uns dos outros.
Mas a humana necessidade de comunicar permanece e os blogues ao supri-la, prendem-nos a eles. :)
Terceirense said…
É magnífico ler blogs e geralmente até se fazem grandes amizades (se bem que na maioria virtuais) quando o texto é como que um atractivo seja ele qual for. Há dias que se gosta mais e outros menos, mas há sempre algo que nos chama a atenção quer pela positiva quer pela negativa.
E concordo com o último parágrafo do seu artigo. O que será que pensa do meu blog? Será que conhece? Geralmente um blog é quase um espelho... ou não.
Cumprimentos
Hipatia said…
Para mim, é sempre muito fácil perceber porque me vicio nas palavras dos outros; já não percebo tão bem porque raios acabei viciada no meu, que já esteve tantas vezes para acabar e não há maneira de me livrar do vício :))
mixtu said…
a diversidade...

beijos
desculpeqqc said…
Não sendo apenas por isso, é em grande parte pelos motivos que mencionaste.
Mais breve é impossível...
Anonymous said…
e ha os blogs como o meu... sem nexo nenhum... heheheh

mas o k procuro nos blogs é saber como as outras pessoas veem as coisas... aprende-se mto assim... (comigo é niguem aprende nada...)

bjo
Carlos C said…
Curioso este post sobre as motivações de quem cria blogs e de quem lê e comenta.

Encontro algum paralelismo entre o fenómemo "blogosfera" e a "banda do cidadão" (radioamadorismo de massas) que teve o seu periodo de expansão em fins de 70's e inico de 80's.
Tambem nessa altura era viciante o uso do rádio de CB (Citizen Band - Banda do Cidadão) e se partilhavam opiniões e emoções.
E faziam-se amizades virtuais com gente que nunca se viu, gente que só sabe dos outros o que os outros querem que se saiba.
E existia interajuda, independentemente da distancia geográfica que separava as pessoas.

Tudo isto aconteceu à cerca de 30 anos, tal como está a acontecer agora na blogosfera.

O que me leva a dizer que os comportamentos e reacções das pessoas não são novidade, novos são os meios em que existem.

Bom post este, cruzeiro, que permite este "debate" de opiniões sobre o nosso comportamento perante a blogosfera.
Belzebu said…
Seria hipócrita se dissesse que não gosto de me fazer ouvir!

Na realidade acho que toda a gente sente essa necessidade, de uma forma ou de outra! Partindo do principio que eu sou aquilo que escrevo, mal ou bem, dou-me um pouco sempre que posto! E é essa partilha que dá emoção a esta coisa!
Quem me lê e comenta, dá também um pouco de si e criam-se laços, cumplicidades e até amizades. Há também quem passe pelos blogs para simplesmente deixar beijos de fim-de-semana e nada mais, e mesmo esses deixam o que podem ou sabem!

Para todos eles envio as minhas Saudações infernais!!!

eheheh!!!
maria inês said…
companhia, distração (ás vezes demasiada), curiosidade! por outro lado acaba por ser uma fonte de cultura geral, o que não é no meu caso.

bom fim de semana!
Eu said…
aqui está um assunto sobre o qual Eu gostava de conversar com algumas pessoas (entre os quais tu)

acho bem que seja constantemente levantado e questionado, mas tb penso q, dada a complexidade(?), é daquelas matérias q me puxam mais pela voz do q pela escrita...

:))
Anonymous said…
Também para chocar, mexer baralhar dar a partir e iniciar um novo jogo.
Bom fim-de-semana.
Unknown said…
Alexandra,
Obrigada pela visita.:-)

Pisconight,
Assim eu coro pá! :-)

Francis,
Esse parece ser um bom ponto de vista...

Lara,
Não tens nada para agradecer, ainda bem que os blogs foram para ti uma ajuda, um incentivo, afinal também servem para isso. :-)
Beijinho

Alien,
Olha que assim fico amuada. ;-)

Sapito,
Coincidencias. ;-)


Vinte e dois,
Tu e a grande mairia das pessoas que vêm cá, no inicio julgam que sou um homem. :-)
Devia ter escolhido um nome mais feminino está visto, tipo gatinha ou cachorrinha. eheheheh

Maria_Arvore,
Julgo que disseste tudo, também me parece que essas sejam os principais motivos que levam as pessoas a lerem blogs.

Azoriana,
Bem vinda, não, não conheço o seu blog, oportunamente irei conhecer.
Obrigada pela visita. :-)

Hipatia,
Não és unica, eu também já pensei nisso, mas acabo por ir ficando...penso sempre é só mais hoje. :-)

xkeltos,
Não blogs sem nexo, há apenas blogs, uns que nos dizem algo, e, outros que não nos dizem nada, mas isso não significa que não tenham nexo, já que quanto mais não seja, têm sempre nexo para quem os escreve. :-)
E há sempre algo que se aprende. :-)
Bjo

Carlos C,
Não tenho memoria desse tempo, mas não tenho duvidas que os comportamentos e reacções das pessoas não são novidade, que a novidade são apenas os meios utilizados.

belzebu,
E quem não gosta de se fazer ouvir? ;-)

Anjoedemonio,
todos nós aprendemos sempre um pouco, nem que seja aprender a partilhar a boa disposição. :-)
Bom fim de semana também.

Caro EU,
Mas não seja por isso, ligas para mim e eu discuto isso contigo. :-P

É curioso,
Muitas das vezes a intenção do bloger é mesmo essa!
de Matos said…
Blogar, porquê??

Porque nao aceito as coisas erradas que se fazem neste mundo, e como tal, escrevo para denunciar tais actos e mostrar a minha opiniao, que eu sei que nao vale de nada, mas como somos livres para o fazer, eu faço, e se todos fizer-mos um pouco este muda vai acabar por ser melhor ( eu sei que sonhar é bom)
Anonymous said…
No meu caso, eu gosto de pesquisar.
O sem discussão ha 3 anos atras, era o marca na agua. Servia quase como os "meus favoritos" on line :) pq era uma especie de arquivo.
Ate a começar a aparecer gente a comentar...entao, decidi partilhar as minhas pesquisas e tb eu gosto muito de ler as opinões de outras pessoas ( desconhecidas ), idéias, trabalhos,etc :)
e tbm, já criei laços de amizades.

Optimo post :)**
Zig said…
Bem, a razão por eu ter um blog foi inicialmente, como sabes, por causa de um certo anjo. Agora, além disso, escrevo de tudo um pouco. Escrevo sobre os dois passatempos que tenho e comento notícias nacionais e internacionais. Penso que tenho algum conhecimento do mundo, por isso consigo por vezes combinar este conhecimento com a notícia e tirar daí as minhas conclusões.

Agora, o que me faz ler os outros? Bem, o teu, não faz falta perguntar porquê! É um bom blog que fala de tudo um pouco! Os outros que leio também se englobam neste sentido. Procuro essencialmente informação e ideias para o meu próprio blog. E claro, quando alguém se dá o trabalho de meter um comentário no meu blog, tem pelo menos uma visita ao blog dele garantida!
E viva a net e viva os blogs .
Na TV é só novela ,até na maneira como a informação é dada ; sai tipo : engole e não pensa.
Os livros o cinema e etcs. não há euritos ...
os blogs :ora ai vai o trafico de ideias,GENIAL.
Sereia said…
Tornam-se um vício amiga!

beijinhos
... said…
S o l i d ã o
Cucagaio said…
Há um reverso da "medalha", é que manter um blog activo e sempre actualizado é dispendioso em termos de tempo. E tempo é algo que escasseia hoje em dia. Mas como diz o ditado, quem corre por gosto não cansa.

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews