Skip to main content

Monarquia versus República

Foi a 5 de Outubro de 1910, que os republicanos tomaram o poder, puseram fim a uma crise profunda que a nação atravessava, e que representou o coroamento dos ideais republicanos. A ideia era restaurar as liberdades, acabar com os privilégios de uma classe feudal e promover uma maior justiça social.

Hoje, passados 96 anos sobre essa tomada de poder, porque tenho eu a sensação de que pouco ou nada mudou entre a "politica Monárquica" de então e a "politica da República" de agora?
Que são os nossos governantes de hoje se não uma "classe feudal" versão republicana?
E, onde está a maior justiça social?
Será que parámos no tempo e continuamos em 1910?!

Comments

Francis said…
muito profundo, acordas-te preocupada pá...

o gajo queria era andar de barco e a caçar em Vila Viçosa.

viva a monarquia. penso eu de que.
Belzebu said…
O grande erro foi que em 1910 pensavam que o defeito estava no sistema Monárquico e veio-se a concluir que pouco ou nada mudou com a Républica Maçónica. De facto, a aristocracia decrépita estava acomodada ao poder e totalmente autista com os dramas da população.
Hoje, a doença mantém-se, agravada pelos interesses economicos tipicos da sociedade actual e que a Républica nunca soube contrariar.

Em contrapartida, os países cujas monarquias evoluiram sem sobresaltos estão hoje com regimes estáveis e económicamente saudáveis e com niveis de vida bem mais elevados.

Saudações infernais!!!
Eu said…
não continuamos em 1910, claro q não

já estamos em 1914

olha, Eu só gostava é q nos calhassem mais ases e menos duques (de paus) neste baralho da aristocracia republicana com que nos vão jogando

;)
de Matos said…
eu ca para mim nem chegamos a 1910...

bom fim de semana
Unknown said…
Francis,
Lá estás tu com o teu mau feitio. :-P
Anonymous said…
Há 96 anos é muita fruta !

Oh Cruzeiro, já estão aos arrufos de novo ? ehehehe...dp não querem que as cuscas falem de vcs :p

Bom fim de semana***
Sapito said…
Olha que que já avançámos uns aninhos!! Foi coisa pouca, é certo, mas eu já festejei esse dia 26 x, o que deve significar que estamos a andar... ;)
Nay said…
Eu continuo a achar q o q faz falta na nossa política são homens já com uma grande fortuna pessoal (tipo Belmiros ou Pintos da Costa), dessa forma estariam a trabalhar para o País e não para o aumento das contas bancárias.
Utopia claro....pois esses nem querem chegar perto da política (chamem-lhes parvos) ;)
Enfim...a bandeira portuguesa tem mais vermelho q verde mas nós, como bons portugueses, concentramo-nos mais no verde - esperança de que melhores dias virão.

Bjs
Anonymous said…
República versus Monarquia... São mais as semelhanças actualmente do que as diferenças e Portugal não sai da cepa torta...
Mas também confesso, se a Monarquia fosse instaurada, não ia querer ter o Dom Duarte como meu Rei... Que homem tão insípido e sem carisma...
Francis said…
É uma questão de Educação e Cultura. Eles não governam. Governam-se!!!
Bom f-d-s!!!
Mac Adame said…
Se a ideia era acabar com os privilégios de uma determinada classe e promover a justiça social, e para isso mataram um rei e mandaram outro para o exílio e, afinal, tudo continua na mesma, não seria lícito agora emendar o erro, pegando no PM e no PR e matando um e exilando o outro? Se tiver voto na matéria, escolho a morte para o PM e o exílio para o Bolo-Rei.
República.
Já viste quem seria o nosso Rei? :|
Anonymous said…
Muita coisa mudou amigo. Nós não assistimos, mas leia coisas, informe-se.
Conhecendo alguns defensores da causa monárquica como eu conheço, continuo a preferir uma republica de merda à melhor das monarquias!
Unknown said…
Se a Monarquia não tivesse sido derrubada de forma selvagem, arrisco mesmo dizer, de forma terrorista, acredito que o nosso país estaria muito melhor, pois não iria perder anos e anos em convulções políticas com dois e três governos por... semana... Desde 5 de Outubro de 1910 até 28 de Maio de 1926 tivemos mais Presidentes da República em 16 anos do que Reis em 700 e tal anos de monarquia! Penso que isto diz tudo...

Bjs
BiChOs Do MaTo said…
olha mais valia vivver numa monarquia...........ao menos sabiamos quem estavamos a amamentar assimmmmmmm tudo vai xupando daqui e dali e não há nada para nós zé povinho.
e vivam os reis.............até podia ser o avózinho D. Duarte.........lolllllll
Papa Ratzi said…
Não, até certo ponto continuamos em 1909.
Cucagaio said…
96 anos depois estamos na mesma m... de sempre, ou ainda pior.
Anonymous said…
cambada de hereges e anti-patriotas republicanos. e os defensores da palhaçada da democracia real em tudo se assemelham a republicanos. mas fiquem cientes que tal como eu, ainda há verdadeiros patriotas. viva el- rei d. miguel. viva o absolutismo! viva a honra, dignidade e pátria. deus, pátria e rei! viva portugal. antigamente os traidores eram enforcados. muita pena tenho eu de hoje nao se praticar esse castigo. voces republicanos e ateus, nao têm noçao do sangue e suor derramado pelos nossos mui honrados e dignos antepassados. é culpa da republica que se vendeu a espanha e ao resto do mundo, o fim de portugal. mas hora da vingança há-de chegar. Deus é justo!

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews