Skip to main content

Obra de Engenharia


A Roda de Falkirk, é o troço final na remodelação do sistema de canais na Escócia que permite a passagem de pequenos barcos entre dois canais.
Há uns anos atrás um conjunto de 11 comportas permitia o trânsito entre os diferentes níveis, mas quando foram feitas obras de remodelação nos canais, concluiu-se que as comportas não seriam uma boa solução.
A resposta para o problema foi construir uma roda espetacular que acomodaria 4 barcos de 20m de comprimento em 2 "berços" opostos. Assim, enquanto 2 barcos descem, mais 2 podem ser erguidos ao mesmo tempo.
As fotos a seguir mostram a roda em movimento. A travessia completa, desde a entrada nos berços até a saída, leva apenas 15 minutos.

As fotos aqui.

Comments

BiChOs Do MaTo said…
Bem tá muito fixe.......só mesmo por aquelas bandas.

Lara
Pirolito said…
Obras de engenharia com uma dimensão idêntica a essa, só me lembro de duas: O túnel do Marquês e o Metro do Porto...
Miguel said…
Cruzeiro,

Um bom exemplo para os nossos Governantes que não resolvem obras muito mais simples ...!

Bjks da matilde
Francis said…
lindo. obra de arte.
de Matos said…
Sem duvida alguma uma obra de arte... bonito para a visao e funcional ao mesmo tempo.

bjs
Francis said…
Desconhecia por completo. É uma autêntica obra de engenharia.
Muito diferente daquilo que por aqui se... obra. :-)
Cucagaio said…
Isto é engenharia portuguesa, certamente dos técnicos da extinta JAE.
Já lá estive, é muito interessante ver a jigajoga a funcionar.
Anonymous said…
Só podia ser obra de engenheiros :p
mixtu said…
engenheiros.. afinal... yayaya

excelente...

beijinhos princesas :)
Tia Concha said…
era uma coisas desta que era preciso em Fao ( Esposende)
RPM said…
engraçado!

já tinha conhecimento desta obra de engenharia...vi num programa da TV...é uma obra muito interessante e mesmo 'engenhoca'

um beijo ou um abraço

RPM
RCataluna said…
Muito giro! Bela referência!
ALeite said…
Que rica dica! Vou ver se vendo a ideia ao Ministro das Obras Públicas. Beijos.
Por isso é que estou a tirar Engenharia. Mas é de obras feitas...
marCOX said…
ta bem esgalhado o sistema, mas eu cá por mim fazia era uma descida no canal ( tipo escorregas aquáticos) que era bem + barato e tirava aquelas viagens chatas de barcos da monotonia! splashhhhh, hehe
pisconight said…
Eu já vi um programa (talvez no Odisseia) sobre este canal!!
É muito fixe!!
;)
Zig said…
Pela necessitade por vezes nascem obras assim. Agora, não consegui visualizar estas fotos, não sei porquê.

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews