Skip to main content

Curiosidades II-Superjumbo

O A380, é o maior avião de passageiros do mundo, a enorme aeronave, conhecida popularmente por "Superjumbo", é um avião de dois andares que mede 72,7 metros de largura e 24,1 de altura (o equivalente a quatro autocarros de dois pisos colocados uns por cima dos outros).

O "Superjumbo" entrará ao serviço no final do ano, e, é a grande aposta de Airbus para destronar o lendário Boeing 747-Jumbo.

O A380 receberá 555 passageiros na sua versão standard, embora tenha capacidade para 853 passageiros, face ao Boeing 747, que tem capacidade para 400 pessoas e que durante 30 anos monopolizou o mercado dos grandes aviões de passageiros.

A Airbus - consórcio participado em 20 por cento pelo grupo britânico BAE Systems, e em 80 por dento pela Sociedade Europeia Aeroespacial e de Defesa (EADS), já tem encomendas para 159 aparelhos do A380 para 16 transportadoras aéreas.

O primeiro "Superjumbo" será entregue no final do ano à Singapura Airlines, que espera estrear o avião com um voo entre Heathrow e Sydney (Austrália) com escala em Singapura. (via PD)

As fotos aqui.

Comments

Unknown said…
Gostei da notícia...
Como diz o comandante da aeronave na anedota: "Agora cruzem os dedos para ver se conseguimos levantar voo com o peso desta mer... toda :)

Uma boa noite de Sábado
Zig said…
É de facto majestoso! Pode ser que um dia viaje num avião desses....
Francis said…
mas está tudo atrasado, infelizmente. já há companhias que poem em causa as encomendas feitas.

e o ceo da airbeus já foi despedido.
Francis said…
*airbus. claro.
Anonymous said…
Gostaria de dar uma voltinha nele :))

Bom inicio de semana ** :)
Anonymous said…
Só espero que pilotos norte-americanos não pilotem esses jumbos aqui no Brasil (se com jatinhos mataram 154, imaginam com um desses).
Cucagaio said…
Pelos novos prazos da empresa, só lá para o fim de 2007, ou 2008 é que o primeiro avião vai voar comercialmente. Entretanto, já se sabe que o projecto de desenvolvimento do avião custou até agora qualquer coisa como 12 mil milhoes de euros, é obra.

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

Frase de Final de Ano

A vida é como os Interruptores... ...umas vezes para cima... ...outras vezes para baixo! Que em 2006 os vossos interruptores estejam sempre para cima!