Skip to main content

Violência Doméstica

Um homem acorrentou a mulher a um tanque de lavar roupa, completamente nua, com uma corrente de treze quilos, numa aldeia de Mirandela.

De acordo com a acusação, a vítima permaneceu naquela situação durante mais de doze horas, sem água nem comida, desde as 22h00 do dia 17 de Junho até à manhã seguinte. A mulher, de 46 anos, acabou por conseguir soltar-se e pedir ajuda a uma prima, que vive perto, mas acabou por ser a própria a chamar a GNR e a denunciar o marido. Devido ao estado de debilidade física em que se encontrava, a vítima teve de ser internada no Hospital Distrital de Mirandela, durante uma semana, com suturas, hematomas e escoriações, desidratada e psicologicamente abalada.

O alegado agressor responde pelos crimes de sequestro e de maus-tratos à mulher, que, segundo a acusação, se prolongariam há quase uma década!

Da acusação constam diversos episódios de insultos e agressões, que se repetiriam desde 1996, com recurso a uma mola de musculação, correntes e mangueiras.
O arguido terá também fechado diversas vezes a mulher em divisões da casa por períodos prolongados, a praticamente pão e água e sem condições de higiene.

O caso chegou às autoridades em Junho de 2005, e começou ontem a ser julgado, o agressor incorre numa pena até cinco anos de prisão!

Incorre numa pena até cinco anos?

E ainda perguntam porque é que há vítimas de violência doméstica que não denunciam os agressores?!
Será porque não adianta de muito fazê-lo?
Será porque ao fazê-lo não vêem que seja feita justiça?

Com sorte, o agressor apanha dois anos, ao fim de seis meses está cá fora, e volta a fazer o mesmo ou pior…!
Será que a vida humana vale assim tão pouco?

Hoje há Lady's Day na Taberna dos Inconformados aproveitem e passem lá para beber um copo que hoje sou eu que vos sirvo.

Comments

Sol said…
Já fiz voluntariado no serviço apoio à vítima, é incrivel os casos que aparecem. É deveras revoltante mas é um assunto que tem os dois lados da medalha, muitas mulheres voltam para os companheiros aceitando todos os maus tratos. É a realidade.

;))Beijinho

(Vou já lá beber um copo)
Pistolero said…
Tá mal. Não gosto de homens que batem em mulheres.
Beijos
pisconight said…
Infelizmente as vitimas têm medo de fazerem queixa dos agressores (maridos, mulheres, filhos...) e o s próprios vizinhos também..., logo tem que partir de todos a denuncia ou irá ficar sempre tudo na mesma...
;)
Cucagaio said…
Resolver as coisas em família ainda continua a ser a melhor solução. Em vez de fazer queixa à polícia que está de mãos amarradas pela lei, é contar ao pai, ao irmão, ao tio, ao primo, enfim, a quem se interessa. A solução é mais rápida e proventura mais eficaz.
E ridículo! 5 anos? Que dizer? Acho que tu respondeste muito bem à questão do porquê das vitimas permanecerem em silêncio.
Se condenado, o homem está cá fora em dois anos e picos, cheio de raiva para descarregar na mulher.
O nosso Código Civil/Penal, já deveria ter sido revisto COMO DEVE SER, há muito tempo. Mas estamos em Portugal. Fazem-se piadas sobre os alentejanos e a sua inércia, eu acho que estas deviam passar a mudar de objecto e em vez de dizer-mos: um alentejano estava a...allteramos paraa: um politico estava a...
Desambientado said…
O Homem é o único animal em que a liderança se impõe pelo raciocínio e capacidade de argumentar. Algumas bestas, que ainda não sairam da época da bestialidade, continuam a não aceitar este tipo de estratégia. sem argumentos, regridem à idade da pedra. E claro está, dá nisso.

Cara Cruzeiro.

Fiz-te uma visita à Taberna dos Inconformados, mas o sistema Haloscan, não me deixa comentar.

Bom fim de semana.
Squeezy said…
coisas que cada vez menos dão para entender. Já há algum tempo que por aqui não passava. Já vi que ouve algumas mudanças...
Conheci o caso pelos jornais...não queria a creditar. Agora fala-se de novo por causa do julgamento.
Depois estas injustiças, fazem-nos ficar impotentes.
Um homem que faz isto a uma mulher, eu não acompanhei o caso agora...na altura do julgamento porque foi julgado como um ser normal? porque não lhe atribuiram prisão psiquiatrica para sempre.
As coisas não funcional assim?
Não sei
Beijos de fim de semana cruzeiro
Infelizmente a demencia atinge uma boa parte dos homens deste pais, no interior entao so diferem dos cavalos por andarem em duas patas e não relincharem de vez enquando, pois é cruzeiro, um crime destes é punido com uma pena que ate é ultrapassada por quem piratia cds(3 anos a 4) so isso responde a tudo àcerca da justiça deste pais, Viva Portugal, os enchidos e o benfas!!
Unknown said…
Sol,
Eu fui testemunha dum caso assim...ele batia-lhe constantemente, mas ela voltava sempre, nunca conseguimos pereceber o porquê, se por gostar dele, se por medo das represálias dele...
Bjo

Pisconight,
Concordo que a denuncia deveria poder ser feita por qualquer um, mas não deixa de ser complicado, quando nós apresentamos queixa e depois ainda somos acusados de nos estarmos a meter onde não devemos.

Cucagaio,
Por vezes as pessoas têm vergonha de contar estes incidentes às familias.

Alien,
Segundo a noticia é isso mesmo, 5anos!
É como dizes, quando sair como serão as represálias?
Valerá a pena apresentar queixa e correr o risco de ainda puder vir a ser pior depois dele sair?

Desambientado,
Disseste tudo...
Não sabia disso, mas obrigada na mesma pela tua visita! ;-)

Squeezy,
É verdade Squeezy já não vinhas aqui faz um tempo...Comprei um barco novo...;-)

Amiga Noite,
Infelizmente as coisas são bem mais complicadas e a nossa justiça não ajuda...
Beijinho

Voice,
É isso mesmo!
É o valor que tem a vida humana no nosso país!

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

IRS 2008

Dúvida colocada no site das Finanças: -Sou sócio do Benfica e estou a fazer a minha declaração de IRS. -Como pago a quota de sócio todos os meses, devo colocar o Benfica como meu dependente? Resposta das Finanças: -Claro que não. Só pode colocar dependentes na Declaração de IRS quem ganhou alguma coisa em 2007. -No seu caso, uma simples Declaração de Isento é o suficiente. (via e-mail) Desde já informo que não achei graça nenhuma!!!