Skip to main content

Vaticano Exclui Homossexuais do Sacerdócio

A Igreja exclui dos seminários e do sacerdócio quem praticar a homossexualidade, apresentar tendências homossexuais profundas ou apoiar a chamada cultura gay, segundo um documento divulgado na terça-feira.

Perdoem-me a minha ignorância, mas não me parece que isto faça qualquer sentido, não é suposto os padres estarem vinculados ao dever de castidade?
O dever de castidade não é suposto obriga-los ao celibato e à proibição de práticas sexuais?
Então se é suposto ser assim, onde está a lógica desta proibição?
Será que vão proibir as relações homossexuais e passar a permitir as chamadas relações sexuais "normais"?

Portuguesmente falando, o que o Vaticano está a querer dizer é:
"- Vocês têm que gostar de meninas, mas não podem comê-las!! Ou se as comerem tem que ser às escondidas, porque é pecado...!!"

Mas independentemente de se concordar ou não com as opções sexuais de cada um, não deveria ser o Vaticano o primeiro a insurgir-se contra atitudes xenófobas?

Ops...esqueci-me que o Bento XVI vem da escola do Hitler...temos que ser todos perfeitos!!

Comments

Unknown said…
Se fossem só "meninas" que eles têm...os maiores escandalos de pedofilia com "meninos" têm saido donde? Da Igreja e das instituições ligadas a ela...
Já não sei o que te diga sobre a igreja, os meu últimos dois posts sobre o assunto expressaram toda a minha fraca vontade de os querer perceber. Hipócritas, verdade, mas mais que isso estúpidos. Numa altura em que a igreja diz passar dificuldades devia entender que são mais os infiéis na comunidade dita normal, do que na comunidade gay. Continuo a achar que o melhor é cada um procurar o que acha que e divino, e tentar encontrar a sua própria fé, basicamente mandar estes pedófilos hipócritas todos pó caralho. Mas se alguém quiser mudar a opinião da igreja sobre o assunto, bom, tem o meu apoio, ate porque, mesmo achando que se estava melhor sem muitas religiões que para ai andam, a fé e importante, e infelizmente muitas pessoas que amo tem fé no deus católico. Há quem diga que o mundo acabara quando Roma for destruída, portanto não poderemos gozar a decadência da igreja, podemos no entanto fazer o possível para que aqueles que procuram agora a fé, percebam que, é uma coisa para se levar com humor como qualquer outra parte da vida e tem de ser uma coisa, um sentimento, que nos faz pensar por nos e não nos cega pelos ensinamentos seja de quem for, principalmente se esse alguém já morreu há mais de dois mil anos.
heidy said…
Nem mais organic. Ainda ontem estive a ler uma entrevista, de um padre que foi julgado, e condenado, por ter escrito coisas sem nexo, nos nossos dias.
Alguém se lembra de dizer a um padre, que tem relações sexuais sem preservativo, só para tomar a comunhão? ou é estupido/a, ou então, mentiu... etc e etc...
Eu não gosto deste Papa! Digo-o desde o inicio, e volto a repetir... acho-o tacanho; retrogado... e vai estragar o caminho que o outro papa conseguiu percorrer. Enfim...
Em relação à pedofilia e à homosexualidade, não acho que devam ter algo a dizer. Sempre houve casos dentro da igreja. Mas como sempre, "façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço, porque é pecado para voçês".
Está na hora da igreja rever as suas posições, em TUDO! quer seja em relação à mulher; à sua relação com os fieis; com a comunidade... com questões como o preservativo; pilula... e por aí fora. Basta deixarem de querer controlar a vida humana e serem um pouco mais realistas. Afinal o poder não é tudo!
A sociedade evolui, a meu ver para melhor ( depende para cada um, mas como não podemos fazer uma observação clara de melhorias em certos pontos sociais eu digo que melhorou ) e com ela a Igreja tem que evoluir também. Gostei do facto de que o Papa quis levar a cabo as suas próprias investigações a quando das alegações feitas no Brasil. Sem ser isso...
Acho que o João Paulo II foi um bom papa, e tenho esperança de que tenha deixado uma marca nos fieis, para que estes saibam distinguir uma boa decisão, mesmo que papal, de uma má. A igreja tem que meter na cabeça que acabou o tempo da sua dominação forçada e começou a era de Big Brothers e Coca-Cola, e embora nem tudo seja bom nesta era, a começar por Big Brothers e Coca-Cola, uma coisa e certa, aprendemos que se alguém tem que ter poder sobre nos somos nos mesmos, e se não fazemos mal ao próximo então ninguém tem que nos julgar, especialmente alguém como a Igreja com muitos mais pecados do que nós.
Unknown said…
Tbem acho que João Paulo II foi um bom papa, mas tal como a heidy, receio que Ratzinger venha estragar toda a obra realizada por ele...a igreja ainda não percebeu que se quer ter "fieis" tem que dar mostras de que vale a pena ser "fiel", que tem que evoluir, enquanto isso não acontecer as pessoas vão cada vez mais afastar-se do catolicismo, porque não é possivel nenhum católico conseguir identificar-se com as "leis" que regem a igreja católica.
"Quem nunca pecou que atire a primeira pedra..."
É isto que ensinam nas igrejas, mas não é isto que praticam!
heidy said…
Exacto!!! Eu tenho um enorme carinho pelo anterior papa (tudo começa porque nasceu no meu dia de anos), acho que tentou ir aos poucos... e isso notou-se no sue caminho. ele sabia que não podia abrir a igreja assim, de repente. Só que o seu trabalho foi cortado pela doença. E este novo pontificie, não me inspira confiança... é demasiado radical. Existem muitos padres que agora vêm as suas ideias ressurgir... o que é mau. Eu tive vários encontros com o nosso anterior Cardeal, o D. António Ribeiro... era um ser fantástico! Muito humilde, que me ensinou muita coisa. Neste momento, estou perante uma cupula de igreja, com a qual não me identifico minimamente. Não os consigo perceber... jesus pregava sem riqueza nenhuma; e que ele dizia, não tem nada a ver, com o que nos tentam impingir.

Ah sim, sabiam que o culto mariano, está intimamente ligado ao culto da deusa? pois é... João Paulo II, via a mulher de forma diferente do resto da igreja... :)
Unknown said…
João Paulo II era um homem visionário, sabia que tinha que fazer alterações na insituição se queria manter os fieis...
Eu não me identifico nada com a actual igreja católica, eu até sou uma pecadora...!
No dia em que o património da igreja for transformado em comida para matar a fome a milhões de pessoas, eu faço-lhes uma vénia e passo a ir à igreja todos os dias, até lá...
heidy said…
Todos somos pecadores a partir da altura em somos seres humanos. Eu tento seguir a minha consciência, de acordo com a minha experiência de vida. Não me ralo minimamnete com o que as outras pessoas pensam. Se não me sinto bem com uma atitude, não a levo para a frente. Não faço aos outros o que não gostaria que me fizessem a mim. :)
Galo Rouco said…
Apesar de aparentemente, socialmente poder chocar, no fundo a posição do Vaticano não é nada de novo, e é correcta.
É uma posição que vem na senda dos valores morais em que a Religião Católica se baseia e sempre se baseou. É a propria Biblia que assim o afirma.
Igualmente não é igual, novamente podendo chocar, pecar um padre com uma mulher, ou com um homem.
Dito directamente, a homosexualidade, e com todo o respeito pelas pessoas, como opção sexual é um desvio.
Certo que inumeros padres são os maiores pecadores, mas não será exctamente por isso que a Igreja deverá realçar as suas regras e separar o trigo do joio?
Afinal o texto é honesto para os homosexuais como pessoas, somente os afasta da ordenação.
Unknown said…
Galo, de facto a posição do vaticano não é nova para ninguém, daí a ser correcta é a opinião de cada um.
Independentemente de se concordar ou não com a opção sexual de cada um, ninguém tem o direito de descriminar ninguém só porque não concorda com a sua opção sexual, muito menos a igreja que tem um historial de "pecados" bem piores do que a homossexualidade.
A homossexualidade é uma realidade, faz parte da sociedade, quer se goste ou não, e não é a opção sexual de cada um que faz com que as pessoas sejam melhores ou piores pessoas.
Até porque segundo as regras da igreja os padres estão obrigados ao voto de castidade, logo não faz sentido proibir a entrada dos homossexuais no sacerdócio, pois se não há practica não há pecado...
Anonymous said…
Desculpa Galo, mas a abtencão de relacões sexuais é uma exigência para o sacerdócio, e sendo assim, como vai supostamente o Papa saber quem é homossexual ou heterosexual? Esta medida é uma medida que quanto a mim acaba por dizer que afinal a abstinência para quem é heterossexual não tem que ser seguida à risca.....os padres heterossexuais podem continuar a ter muitas afilhadas e afilhados...... enfim que tristeza, Jesus deve estar a dar voltas na campa! ah verdade no céu, ele ganhou asas e voou! através de uma instantanea mutacão genética ;-))
heidy said…
galo, será desvio? hum... já leste a biblia? la´irás encontrar várias posições. A que me irrita mais, foi a assumida por paulo me relação à mulher. Impôs, um comportamento abominavel, quando na base da igreja, era respeitada. Tu não vês na base da igreja, que os padres não deveriam casar, a maior parte dos disciplos eram acompanhados das esposas, e filhos. Julga-se e existem provas, de que jesus terá tido uma relação com maria madalena. Os primeiros papas também casavam. Se vamos verificar a base da igreja, a pedofilia chegou a ser moda. Houve uam altura da nossa história que era in, ter "um menino" como amante. Eu condeno à luz dos nossos dias! Não admito que me digam, que tal comportamento é desviante, porque ninguém tem a mesa moralidade. Senão, não seriam precisas leis para reger a sociedade em causa. Todos temos uma personalidade; comportamentos; e experiências diferentes...

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

Frase de Final de Ano

A vida é como os Interruptores... ...umas vezes para cima... ...outras vezes para baixo! Que em 2006 os vossos interruptores estejam sempre para cima!