Skip to main content

Contra-Senso

Segundo afirmações feitas pelo nosso ministro da saúde, temos médicos e enfermeiros a mais, e que considera que os mesmos estão entre os funcionários excedentários no sector, por outro lado, e segundo dados da Confederação Estatal de Sindicatos Médicos (CESM) espanhola existem 3 mil médicos espanhóis a trabalhar em Portugal!

Agora pergunto eu, como leiga que sou na matéria,

Temos médicos a mais porque contratámos espanhóis a mais?
Os médicos e enfermeiros que vão ser considerados como "excedentários" são os espanhóis e vamos dar oportunidade aos portugueses para desempenharem as funções deles?
Os excedentários vão ser mesmo os portugueses e vamos continuar a dar trabalho aos outros?

Será que alguém me consegue esclarecer este contra-senso como se eu fosse muito burra??!!

Comments

papagaio said…
ouvi na tv uma vez que os gajos que saem das universidades so querem lisboa porto faro e coimbra e que se neguam a ir para outros lados
Anonymous said…
no amadora sintra ja fui atendido por uma imensidao de gente...portugues so a menina da recepçao
Unknown said…
papagaio, eles até podem não gostar, mas isso não me parece motivo suficiente para termos 3mil médicos espanhois...fora os de outras nacionalidades!
Unknown said…
Se fosse só no amadora-sintra...
Ele disse isso?? Hmm engraçado pq sempre pensei que tivessemos falta de medicos... de enfermeiros já é diferente, ai ate acredito, mas acho que o ministro n vai fazer nada ate pq n pode, a ñ ser que abram mais vagas noutras univ e isso vai contra muito lobby e interesses, a ver vamos
Lobby é a palavra certa. Mas sim temos falta de médicos nacionais. Não só damos vagas a médicos espanhóis e não só, como as vezes damos preferência. existem queixas de que houveram entradas em hospitais digamos principais, de espanhóis quando havia hipótese de escolher produto tuga. O problema é o ciclo. Primeiro as medias que obriga portugueses a ir para fora estudar medicina, destinos mais populares sendo Espanha, praga e Budapeste. Depois o facto de que muitos que vão querem ficar. A Falta começa. E antes de haver tempo de a preencher com material nacional vêem os espanhóis. Falta de vagas. Vamos para Espanha porque não queremos trabalhar província. Falta de médicos na província, preenchida por estrangeiros ou consultas redireccionadas pra hospitais centrais, o que leva a lista de espera e depois entramos noutro ciclo.
Tão a ver não tão?
Unknown said…
O nosso ministro explicou-se mal de certeza...não era bem isto que ele devia querer dizer, o problema não são médicos a mais, antes pelo contrário, todos sabemos que há imensos centros de saude onde se está meses à espera de uma consulta, ou mesmo pessoas que estão sem o chamado médico de familia e que para terem direito a consulta têm que ir para as urgências, o que se passa na realidade é que os médicos estão mal distribuidos, há hospitais com medicos a mais, e outros onde eles não existem.
Logo o que ele deveria ter dito é que há má colocação de médicos e que é necessário fazer uma restruturação e retirar médicos de alguns locais e recoloca-los onde fazem falta, e não que há médicos a mais.
É isso mesmo organic...
O mal já está instalado em tudo o que é sitio...
heidy said…
odeio; detesto; abomino o amadora sintra. O meu pai, ia falecendo lá com um ataque de coração. Não me deram noticias durante uma noite inteira... e o climax da questão, aconteceu depois de ter sido operado (ao coração) e quiseram que se levantasse no dia seguinte à operação para tomar banho sozinho. A "piada", é que estava ligado a umas máquinas para ver o funcionamento da pilha. Jamais vai voltar para lá!!!
Anonymous said…
That's a great story. Waiting for more. » »

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews