Skip to main content

Dia Mundial do Ambiente

Definido em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para marcar o início da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, o dia Mundial do Ambiente é hoje comemorado em mais de cem países.
Apesar das preocupações demonstradas em proteger o meio ambiente, o homem tende a esquecer-se, de que tudo o que faz o altera, se não vejam...

Destruição das espécies
Todos os anos o homem destrói 0,2 por cento das espécies do planeta.

Pressão nos recursos naturais
O planeta viaja agora com o quádruplo dos habitantes que tinha no início do século. Em 2000, a população mundial era de 6100 milhões de habitantes, deixando para trás os 1600 milhões do início do século XX. Os recursos naturais notaram a diferença e os países mais pobres também.

Destruição da biodiversidade
O Planeta perdeu 2,4 por cento das florestas desde 1990.
As florestas do mundo, que cobrem 3866 milhões de hectares - representando pouco menos de um terço da superfície do planeta - registaram uma diminuição de 2,4 por cento desde 1990, segundo o relatório "State of the World's Forests 2001" da FAO (Food and Agriculture Organization). A perda traduz-se na diminuição das fontes de sustento e destruição da biodiversidade.

Poluição
Problemas ambientais são responsáveis por 25 por cento das mortes anuais no mundo.

Contaminação e seca
Contaminação de rios e aquíferos, seca, excessos de consumo e chuvas ácidas são as cargas que a água doce do planeta carrega.

Desertificação e desastres naturais
Inundações, secas, erosão, salinização, desertificação e pressão populacional são os principais adversários dos 815 milhões de pessoas malnutridas no mundo.
(via público)

Ainda tens dúvidas?
O ambiente é de todos e, é obrigação de todos protegê-lo, faz a tua parte, que eu faço a minha.

Comments

RPM said…
foi mais um dia para o Primeiro-ministro não estar no seu escritório a pensar como mudar o rumo deste país.....

mas os incêndios já começaram! Verdade???

abraço

RPM
Miudaaa said…
Se todos fizéssemos a nossa parte, com toda a certeza que teríamos um planeta mais saudável.
Tens toda a razão em alertar-nos!
Carlos C said…
A verdade "nua e crua" dos números assusta, pelo mal que se fez em pouco tempo a este planeta e pela tendência que demonstra ser de aumento e não de regressão.
Talvez a futura geração consiga inverter estes números, mas é uma luta que tem de começar agora pela educação e pelos exemplos que der-mos às crianças e jovens.
E é uma luta individual, cada um deve pensar o que pode fazer, não esperar que colectivamente seja feito.
Excelente post.
ALeite said…
Vale a intenção, mas ainda mais o esforço e o empenhamento. Boa noite e bjo.
Zig said…
Os países mais civilizados preocupam-se com questões do ambiente, agora os países emergentes, como a Índia e a China, estão-se nas tintas por estas questões. E o Zé Portuga lá vai, religiosamente, todos os Domingos às lojas dos chineses comprar....
Anonymous said…
há algum tempo que não recebemos os teus comentários, porém esperamos que sejas visita da n/ «sala de estar»...
bjs
Mac Adame said…
A destruição das espécies agrada-me. É bom destruir certas espécies. O problema é que têm sido destruídas as espécies erradas. Se fossem destruídas espécies de parasitas como os do governo, aí seria uma destruição útil. Cada vez mais, estou disposto a colaborar com essa destruição. Quanto aos problemas ambientais todos que aqui expões, a culpa é minha. Ouvi dizer que os cigarros que fumo é que são os responsáveis por todo este desastre ecológico. Assim sendo, de nada tem valido o cuidado de não deixar beatas em todo o lado, pelo que vou passar a atirá-las para onde calhar.

P.S.: Aproveito para pedir desculpa, deixando claro que a intenção não é contestar o teu "post". O que aqui expões é realmente preocupante. Mas, perante a hipocrisia das medidas de governos ditos democráticos, que nos querem proibir os nossos pequenos vícios, talvez para desviar as atenções dos verdadeiros problemas ambientais, dos quais os maiores responsáveis são esses mesmos governos, estou a ficar sem paciência para ambientalismos.
Miguel said…
Temos que começar por pequenas preocupações e tarefas ...

Assim estamos a contribuir para a preservação da Natureza!

Bjks da Matilde
Tia Cremilde said…
e se cada um fizer o seu, posso esperar que os meus sobrinhos-netos saibam o que é uma árvore!! só não me parece que certas galinhas que estão no poleiro tenham esse tipo de preocupação!
Unknown said…
rpm,
Já começaram e parece que vai ser mais um ano em que vieram para ficar...

Zig,
O Portuga vai comprar onde o orçamento permite...

Mac Adriano,
Tenho que concordar contigo!
Não tens que pedir desculpa, os teus comentários são sempre bem vindos! :)
[A] said…
ora aqui estão as questões que realmente importam!!!

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

IRS 2008

Dúvida colocada no site das Finanças: -Sou sócio do Benfica e estou a fazer a minha declaração de IRS. -Como pago a quota de sócio todos os meses, devo colocar o Benfica como meu dependente? Resposta das Finanças: -Claro que não. Só pode colocar dependentes na Declaração de IRS quem ganhou alguma coisa em 2007. -No seu caso, uma simples Declaração de Isento é o suficiente. (via e-mail) Desde já informo que não achei graça nenhuma!!!