Skip to main content

Dia Mundial da Criança

Após a 2ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever.

Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, já que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo, tendo sido instituído o dia 1 de Junho.
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: afecto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração, crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Apesar desse reconhecimento, só a 20 de Novembro de 1959 é que estes direitos passaram para o papel, tendo sido criada a "Declaração dos Direitos da Criança". Mais tarde, em 1989, quando a declaração fez 30 anos, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos das Crianças", constituído por um conjunto de leis (54 artigos) para protecção das crianças.

Infelizmente, e apesar de todos estes direitos serem considerados "Lei Internacional" desde 1990, basta olhar em redor para verificar que todos esses direito são na sua maioria ignorados.
Infelizmente, diariamente, continuam a morrer milhares de crianças em todo o mundo por falta de acesso às coisas mais básicas consagradas na convenção sobre os direitos da criança.

O dia Mundial da Criança, não deve ser comemorado e lembrado a 1 de Junho, o dia mundial da criança deve ser comemorado e lembrado todos os dias do ano, pois elas por falta de maturidade física e intelectual, têm necessidade de protecção e cuidados especiais…todos os dias!

Protejam as "nossas" crianças, pois elas são a melhor coisa do mundo…

Comments

RPM said…
um feliz dia da criança

abraço grande

RPM
hala_kazam said…
Muito bem...

:)

adorei ler este post...

agora vamos passear?

*beijos*
Carlos C said…
Post excelente,

Vamos dedicar aos nossos filhos o dobro do que dedica-mos nos outros dias, garanto que é isso que eles querem, não é prenda por ser hoje o dia ...
Vamos descer ao nivel deles e fazer asneiras em conjunto.
Vamos jogar, pular, esconder, chutar, enfim, estoirar o nosso corpo a brincar com eles, até eles dizerem "o pai e a mãe passaram-se".
Tia Cremilde said…
Um beijinho. Afinal hoje é o teu dia! ;) e quanto aos chupas... não preciso de diabetes, por enquanto o alzheimer dá-me trabalho que chegue. além disso com o sobrinho que tenho para apresentar amanhã, não há doce que se possa comparar!
;)
nelsonmateus said…
feliz dia da criança!
ps: pra ti e a tua pikena ;)
EXCELENTE POST!!!
bjs
Anonymous said…
Boa Cruzeiro! Excelente post!
Beijinhos
Miudaaa said…
Muito Bom!!!
Verdades que precisam ser lidas e relidas muitas vezes.
Passar a mensagem, chamar a atenção de todos nós, que as crianças são a melhor coisa do mundo, é a palavra de ordem da Capitã Cruzeiro(A) que eu subscrevo totalmente.
Beijinhos
Zig said…
Bem, nos países onde os direitos das crianças não são respeitadas falta muita outra coisa também. Pobreza, fome, lacunas em todos os aspectos como na educação ou na saúde. Por isso, não é só um problema para as crianças. Também há povos que "produzem" crianças para a sua própria sobrevivência, sendo-lhes quase indiferentes se uma criança morre. Na Ásia então, uma vida humana quase não vale nada. Primeiro tem que haver educação, depois vem todo o resto!
Mac Adame said…
Pois, devia ser todos os dias. Mas não dá, que há um dia para tudo e mais alguma coisa, tem que se distribuir o mal pelas aldeias. Só no dia 6 de Junho é que parece que ainda não há nada, pois agora surgiu a proposta de celebrar nesse dia o dia do cão. Os ministros e deputados já se estavam a sentir mal, pois não havia um dia para eles, e assim vai ser a 6 de Junho (isto é a brincar, que tenho o maior respeito pelos cães, e era incapaz de lhes chamar "ministro" a sério).
Unknown said…
fantastico linda...

:)****
heidy said…
Este é um daqueles dias com razão para ser criado. ;)

besito especial para a tua pequerrucha (hoje vai todo para ela)
Unknown said…
Heidy,
E ela agradece a lembrança...:)
Beijoca dela! :)
Anonymous said…
Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews