Skip to main content

Lei Anti-Tabaco

Começa a ser cada vez mais irritante a "perseguição" hipócrita e fundamentalista feita aos fumadores, como se o simples acto de fumar um cigarro fosse um crime e os fumadores perigosos criminosos!

Segundo o Ministério da Saúde, a possibilidade dos proprietários de bares e restaurantes poderem optar por um estabelecimento com ou sem fumo, onde à porta desses estabelecimentos, uma placa indicaria se o espaço é, ou não, destinado a fumadores, foi negada pela necessidade de fazer cumprir o principio constitucional que "garante o direito à protecção da saúde de todos os cidadãos portugueses"!

Querem afirmação mais hipócrita que esta?

Não os vejo assim tão preocupados em proteger a saúde dos cidadãos portugueses quando fecham maternidades e obrigam mulheres grávidas a percorrer não sei quantos quilómetros para irem "parir" a Espanha, colocando em risco a vida da mãe e da criança!

Não os vejo assim tão preocupados em proteger a saúde dos cidadãos portugueses quando os obriga a pagar taxas moderadoras para terem direito a assistência médica, assistência médica essa, que devia ser gratuita!

Não os vejo assim tão preocupados em proteger a saúde dos cidadãos portugueses quando há milhares de pessoas sem direito a assistência médica!

Querem ainda maior hipocrisia, quando adiam a proibição de máquinas de venda de tabaco em locais frequentados por menores de 18 anos para daqui a quatro anos, devido aos elevados custos que isso iria acarretar?!

Aí já não é necessário proteger a saúde dos cidadãos portugueses, quando ainda por cima se fala do acesso fácil ao tabaco por parte de crianças?

Os não fumadores aplicam muito a máxima "A nossa liberdade acaba onde começa a dos outros" certíssimo! Mas não estão os não fumadores precisamente a desrespeitar essa máxima ao querer impor uma proibição aos fumadores?
Onde acaba aqui a liberdade deles e começa a minha?

Concordo e respeito que os não fumadores não tenham que levar com o fumo do meu cigarro, mas os não fumadores também têm que respeitar a minha opção como fumadora!

Criem-se espaços com opção de escolha, ou então cortem o mal pela raiz, deixem de vender tabaco!
Mas claro que deixar de vender tabaco está fora de questão!

Criam-se leis para "me" proibir de fumar em todos os locais públicos, mas ficam há espera que eu continue a fumar em casa para poderem continuar a encher os cofres do estado com o dinheiro dos cigarros que eu fumo!

Não se pode afirmar que fumar faz mal e que os fumadores prejudicam os demais quando depois o dinheiro da venda de tabaco faz parte dos dinheiros públicos!

Comments

Miudaaa said…
Sabes,,, às vezes chego á triste conclusão, que os nossos governantes nada têm para fazer... ou então NAO SABEMMM mesmo o que são prioridades no nosso País! Tens toda a razão nos teus comentários... TODAAA!!!
Anonymous said…
Miúda… até a ler sinto a tua revolta a vibrar na tua voz… e tu, sentes a minha??? Mas tenho a solução… já k esses senhores dizem k precisamos de mais mão-de-obra estrangeira porque há pouco desemprego em Portugal, deveríamos todos ir em busca de um pais civilizado e deixar esta bananeira…
Hindy said…
Beijinhos :)
Anonymous said…
Mas vocês ainda não repararam que quanto mais proibam o FUMAR mais chama a atenção e a juventude quer experimentar , só um cego é que não quer ver a publicidade enganosa que se está a fazer a esse respeito e depois queixem-se de haver mais drogados e fumadores passivos e não passivos.touaqui
Carlos C said…
Cruzeiro,

Calma, respira fundo 1, 2, 3 vezes .... mas de preferência ar puro.

Pareces a "Padeira de Aljubarrota" de olhos esbugalhados a correr atrás dos Espanhóis com ganas de lhes bater.

Tens razão acerca da hipócrisia de algumas medidas do governo, mas considero que estás a amplificar a "vitimização" do fumador.
Fumar faz mal à saúde e é viciante, penso que é pacifico e todos concordam. Assim como há outros comportamentos humanos com os mesmos efeitos - ex.: a droga, o alcool, o jogo. Só que no caso do fumar o ar fica contaminado e prejudica terceiros, e é ai que estão os direitos dos "não fumadores" adultos, crianças ou bébés, que têm direito a respirar ar não contaminado.
Eu já fui fumador, sei o que é o vicio e os problemas de saúde que o tabaco causa, tenho filhos, e acho bem que todos encaremos o acto de fumar como prejudicial e sejam regulamentadas restrições, mas que também se criem espaços e oportunidades para respeitar a opção do fumador.

Mais uma vez tem calma ... senão vais puxar por um cigarro para acalmar os nervos ... e isso faz mal à saúde.
Um abraço para todos, fumadores ou não ..... :-)
alecerosana said…
Permita-me uma modesta opinião aqui no seu cantinho.
Concordo com o comentador anterior. Considero que todos os homens/mulheres nascem livres, mas, também concordo que a responsabilidade do que fazem é apenas deles (só agora li que citou Sartre - "o existencialismo é também um humanismo"). Tudo isto para dizer que uns têm o direito de fumar e outros o direito de não fumar.
Atenciosamente e com toda a consideração,
Urze
Anonymous said…
Bom, este é um daqueles assuntos que jamais gerará consenso.

Eu fumo, pouco mas fumo. E fumo porque gosto, porque me sabe bem um cigarro após as refeições ou a acompanhar umas cervejinhas frescas, ou quando estou à espera de algo que me deixa nervoso, enfim... fumo quando me apetece.

No entanto essa minha faceta de fumador não ofusca a de não fumador, ou de fumador passivo, e é por isso que sou completamente a favor da proibição de fumar em restaurantes, pelo menos nos horários em que estão a servir refeições.

Se há coisa que me deixe pior que estragado é eu estar a comer e o fulano da mesa ao lado acabar a sua refeição e puxar de um cigarro para empestar o ambiente.
Só admitiria isto no caso de todos começarem e acabarem à mesma hora, coisa impossível, por isso quem quiser fumar enquanto os outros comem, que vá fumar para a rua porque num restaurante o direito supremo é o de quem está a comer e não o de quem está a fumar.

Eu termino a mkinha refeição, tomo café, pago e acendo o saboroso cigarrinho já na rua.
Francis said…
é um assunto delicado, e concordo com ambas as posições.

eu fumo e gosto de respeitar os outros, e faço como o vizinho, não fumo á mesa.

a hipocrisia está mesmo na venda do tabaco.
Anonymous said…
Não gostarias de deixar de fumar? Eu gostava e consegui...
Um grande abraço de solidariedade e ajuda.
Mac Adame said…
É curioso que grande parte dos hipócritas que por aí pululam sejam fumadores e ex-fumadores. Que fumam ou que já fumaram, mas que se dizem totalmente a favor de proibições radicais. Um ou outro comentário aqui reflecte isso mesmo. Falam muito dos restaurantes, dizendo sentirem-se incomodados por alguém fumar enquanto comem. Será que a hipocrisia desta gente não lhes permite querer ver que a solução espanhola (restaurantes para fumadores e restaurantes para não fumadores) é a mais equilibrada, dando hipótese de escolha? Em vez da perseguição de que estamos a ser alvo, com restaurantes para ambos os gostos ninguém prejudicava ninguém. Tal como não prejudicava ninguém, num comboio com 7 ou 8 carruagens, haver apenas uma para fumadores.

Deixem de ser hipócritas! Fumadores a dizerem que acham bem a proibição, porque assim talvez deixem de fumar? Então o vosso cérebro é igual ao de uma criança. As crianças é que têm que ser proibidas de fazer algumas coisas, porque ainda não têm discernimento. Eu sou suficientemente inteligente para escolher o que quero. E quero fumar à mesa e enquanto bebo um copo num bar. Os não-fumadores e os fumadores que só o são porque precisam que alguém tome conta deles, tipo criancinhas, que vão para outros bares e restaurantes. Cada macaco no seu galho e ficava o problema resolvido.

Eu não preciso de ninguém preocupado com a minha saúde! Eu sou LIVRE e só deixo de fumar se EU PRÓPRIO assim o quiser. Mas é fácil ver porque é que os HIPÓCRITAS não querem locais para uns e para outros: porque facilmente se poderia ver que os restaurantes e bares para fumadores iam dar 10 vezes mais lucro, porque esta é a verdade que toda a gente quer ocultar: O RAMO DA RESTAURAÇÃO E DIVERSÃO NOCTURNA (RESTAURANTES, CAFÉS, BARES, DISCOTECAS) VIVE À CUSTA DOS FUMADORES. SÃO ELES QUE MOVIMENTAM A ECONOMIA, QUE GASTAM DINHEIRO E QUE CONSOMEM MAIS NESTES LOCAIS.

CAMBADA DE HIPÓCRITAS!!!
Mac Adame said…
P.S.: Como já conheço de sobra a cassette que os fundamentalistas antitabaco engoliram, já sei qual é um dos absurdos argumentos que poderá por aí aparecer e que eu me esqueci de rebater (sim, que a conversa deles é sempre a mesma, e já dá para rebatê-la por antecipação): dirão que fica muito caro ao Estado (logo, aos contribuintes) o tratamento das doenças provocadas pelo tabaco. Pois bem, faça-se o que é justo. Eu não exijo nada do Estado e o Estado que não exija nada de mim. Eu serei responsável por todas as despesas de saúde, desde que o Estado me devolva todos os impostos que até hoje me surripiou. Não fui eu que pedi para pagar impostos e depois pedir comparticipação nas despesas de saúde. O Estado é que me obriga a isso. Devolvam-me todo o dinheiro que já me roubaram e estarei capaz de pagar todas as despesas de saúde em clínicas privadas (daquelas que por um cotonete, fazem-se pagar logo do pacote todo).
Miguel said…
Eu concordo plenamente com os 2 testamentos do Mac ...!

Bjks da Matilde
Francis said…
Não fumo e por norma detesto que fumem a meu lado. Mas é como dizes, hipocrisa para dar e vender; Nisso somos os maiores!
CS said…
Não fumo e nunca fumei. Talvez por isso o fumo dos outros, incomoda-me verdadeiramente. Não ha aí qualquer hipocrisia nem querer interferir na liberdade de quem é fumador. Mas a verdade é que me interfere com o sistema todo. Quem quiser fumar que fume. Fumem as vezes que quiserem onde quiserem. Mas por favor entendam que alguns de nós tomámos opções diferentes. Não é uma questão de má vontade ou fundamentalismo contra os fumadores. É pura e simplesmente uma questão de bom senso e de respeito pelo próximo. Não estou a defender as opções governamentais, essas são obviamente questionáveis, estou só a tentar explicar o ponto de vista duma não fumadora.
CS said…
Só mais uma coisa... Acho muito piada aos comentários de algumas pessoas que criticam o fundamentalismo de alguns argumentos anti-tabaco, para depois cairem eles próprios em discursos fundamentalistas em defesa do direito de fumar. Meus amigos... o fundamentalismo é sempre criticável, convenha-nos ou não!!
Andr3 said…
Eis um assunto c imensas linhas de discussão! A minha modesta opinião e cm não fumador mas que trabalha num sitio nocturno c imensos e kilos de fumadores, axo que deveria sim existir sítios proprios p os não fumadores e fumadores, especialmente em restaurantes. Não estou contra kem fuma, nem a favor, aliás estou diariamnete num sitio onde practicamente so fumadores fraquenta, o meu local de trabalho! se por causa da restrição da taxa de alcoolémia o negócio ja anda a pedir ajuda a todos os santos, então queria ver c a lei da proíbição de fumar nestes sitios, quais eram os fumadores que iam a um bar que os proibísse de se "viciarem"!?? ok, mas isto tudo p dizer que cada pessoa tem a sua opinião em relação a este assunto e a ter os seus vicios, e em relação á sua opinião explícita no blog realça o facto de grávidas terem de ir a Espanha; pois eu tou a ver que qualker dia é Espanha que vem até ás grávidas Portuguesas, e Portugueses em geral qdo tomarem posse total de um País á beira de um ataque de nervos e a caminhar p o declinio governamental! Já faltou mais!
Há algum tempo que visito este bom blog;) continuação do bom trabalho
Até Depois
Carlos C said…
É lá !!!!
Mas que é isto ?
Passei por aqui a ver os comentários a este assunto actual e que em boa hora a amiga Cruzeiro decidiu trazer para o seu blog e vejo:
- Acidez e maus figados,
- Gritos,
- Ofensas,
- Radicalismos,
Parece que voltamos à Roma antiga e andam à solta os "Gladiadores" ... da verdade absoluta.

Cruzeiro, por este andar o barco entra em mar revolto e os passageiros ainda ficam enjoados ...
Anonymous said…
Lendo o Post anterior esta ira e indignação é como contraditória (na minha humilde opinião).
Dizem-se defensores das liberdades individuais e por isso a vossa vontade como fumadores deve ser respeitada. Certo. Mas e as outras liberdades aquelas ali em baixo que entre muitas outras acabarão por nos aniquilar o Planeta!. Os prevaricadores chama-lhes "liberdades". Se ao lado da minha suinicultura passar um rio eu tenho a liberdade para despejar para lá o que quiser! O Homem não deve viver agarrado a vícios e maus hábitos, apesar de pertencer à "liberdade" de cada um, FUMAR não é saudável principalmente à mente e ao Coração. Ser Livre é viver sem amarras, sem vícios nem dependências. Por isso digo que a opção de fumar nada tem haver com a liberdade, mas sim com densidade humana e é isso que nos limita essa e outras densidades que nos empurram para baixo e não nos permitem crescer, evoluir e cumprir aquilo que nos propusemos! Traímo-nos a nós próprios.
pisconight said…
Assino debaixo do comentário do macaco. Não me lembro de estar em desacordo com ele e escreve exactamente aquilo que eu gostava de dizer.
;)
Unknown said…
Cookie,
Eu não sou, nem nunca fui fundamentalista em relação a nada, eu respeito e sempre respeitei os não fumadores.
Agora não posso concordar de forma nenhuma com a posição da maioria dos não fumadores que ofedem e acusam os fumadores como se de nós viesse todo o mal do mundo.
O que eu coloco aqui em causa são essas actitudes e a actitude do governo, que por um lado disponilibiliza o tabaco, mas por outro me quer proibir de o utilizar.
Concordo que se criem leis, mas que se dê opçao de escolha.
Unknown said…
Caro anónimo,
Permite-me que discorde com alguns pontos do teu comentário...
Aqui não há ira nenhuma, há sim indignação, contra actitudes hipocritas e leis dubias.
Não é de certeza por causa dos fumadores que advem o mal da poluição do mundo.
Todos os fumadores estão perfeitamente cientes dos maleficios do tabaco, mas cabe a cada um de nós ter liberdade de escolha, ao contrário da tua opinião, para mim fumar é um direito que eu tenho, já que o tabaco não é considerada uma substancia proibida.
Basta que cada um respeite o espaço do outro...
Unknown said…
O Mac Adriano, disse o que faltou dizer...
O que eu coloco aqui em causa, não é o direito dos não fumadores a não levarem com o meu fumo.
Eu sou fumadora, e desde que sou mãe, que não se fuma na minha casa a não ser na varanda.
Eu concordo que hajam leis restritivas, com o que eu não posso de forma alguma concordar é com a hipocrisia e o fundamentalismo gerado em volta disto!
O que eu coloco em causa é o facto de, de repente tentarem fazer dos fumadores os culpados de todo o mal que existe no mundo!
Os fumadores são os responsáveis pelo cancro do pulmão nos fumadores passivos, os fumadores são os responsáveis pela poluição que existe no planeta, os fumadores são os responsáveis pelo dinheiro que o estado gasta em tratamentos, em resumo, os fumadores são uns autênticos criminosos!
É contra estas atitudes que eu me insurjo!
Não vejo os não fumadores preocupados com o dinheiro que o estado gasta a recuperar drogados nem a recuperar alcoólicos!
Esse dinheiro não interessa porquê?
Porque não serve de arma de arremesso contra os fumadores?
Quem não quer fumar, não fuma, cabe a cada um tomar a opção que quiser, desde que ambos sejam respeitados pelas suas opções.
Em relação ao governo, das duas uma, ou criam espaços para os fumadores poderem estar sem criar náuseas e sem incomodar os não fumadores, o que eu acho bem, ou então proíbem a venda de tabaco e deixam de ganhar dinheiro com os fumadores!
Queria Cruzeiro, a coisa ainda é mais grave. As pessoas estão a embarcar nesta histeria colectiva contra o tabaco.
Costumo dizer que quando acendo um cigarro no Centro Comercial Colombo, os restantes fumadores acham logo que vão sair dali com cancro nos pulmões.
Enfim, podia escrever muito mais, ms já escrevi um post sobre este tema e irrita-me assim como a ti, tanta hipocrisia.
bjs
Zig said…
Já conheçes a minha opinião sobre este tema, é algo fundamentalista. Mas também devo dizer que tenho bronquite crónica, por isso, quando menos fumo apanho, melhor.
Agora nesta como em qualquer outra lei que mexe directamente com o povo, há sempre polémica. São os lobbies, associações e (ou) simplesmente fumador contra não-fumador. É me totalmente indiferente se o fumador fuma na rua, ele que estrague a sua saúde, mas sozinho. Agora perto de mim numa sala fechada, aí é que vou aos arames.
A questão é muito mais simples do que qualquer conversa e questão sobre este tema. O não fumador não incomoda o fumador, mas o fumador incomoda o não fumador. It's as simple as that!
Anonymous said…
Caros amigos e anfitriã respeito-vos como ser humanos e adultos responsáveis, mas volto a insistir:
1- Ser livre não é depender de um vício ou de uma necessidade não-natural. Penso que concordam.
2- Em que medida esse "direito" e essa "liberdade" melhora a vossa vida e vos ajuda na obtenção dos vossos objectivos de vida?
3- Que benefício traz ao Mundo, que também é vosso, e aos que vos rodeiam?

Tal como qualquer vício ou dependência, também o tabaco não melhora as nossas vidas enquanto seres humanos. E não é para isso que cá andamos? Não se trata de fundamentalismo, apenas tenho pena que as pessoas se preocupem e gastem energias (e €uros) com coisas que não nos tornam melhores e não constituem uma mais valia para as nossas vidas. Vocês, fumadores, estão no vosso pleno direito e ainda bem que tem fortes argumentos para o reivindicarem, contudo a Vida é mais que um cigarro ou um maço e acima de tudo é muito mais que "precisar de fumar depois das refeições".
Obrigado e desculpem-me a insistência.
Sejam felizes
[A] said…
Cruzeiro concordo inteiramente contigo...que irradiquem de vez o tabaco se querem VERDADEIRAMENTE cortar o mal pela raiz;.
acho engraçado como ninguém reclama dos níveis de poluição dos automóveis por exemplo...
acho incrível que ninguém fale nas poluições sonoras e visuais das nossas ciades- a mim causam-me um enorme stress e ninguém se preocupa com isso...

em jeito de resposta ao miguel, eu sou livre de fazer o que bem entendo com o meu corpo assim como também sou livre de decidir aquilo que me faz feliz...não ter vícios não faz parte de ser-se humano!os meus vícios no mínimo são vísiveis daí que só se aproxima quem quer!
Anonymous said…
Sou fumador há + de 35 anos. Para esta fobia "fumar é que é feio" só posso apontar soluções práticas e para as quais não há nem vai haver nunca politico que as assuma já que demonstraria a verdade, palavra esta desconhecida dessa mesma classe politica. Soluções :: Fechar as tabaqueiras. Deixar de pagar subsidios aos agricultores para o cultivo do tabaco. Simples, não é? A partir daí fumamos barbas de milho - ou também vai ser proibido? Estas mariconadas são granadas de fumo para ocultarem o que na verdade deveriam ser as reais preocupações deste país.
Anonymous said…
E já viram aqueles cartazes que mostram um fulano a cuspir uma escarreta e que diz que fumar é que é feio? E outros parecidos ?
Anonymous said…
Sou fumadora, acredito no respeito ao próximo, e só quero colocar uma questão...Estão preocupados por serem intoxicados com o nosso fumo, tudo bem, e então a preocupação pela pela obediência ao Tratado de Kioto? Essa já não é uma preocupação vossa? Ainda á dias foi revelado que os nossos transportes públicas emitem gases acima do que é normal e não respeitam o Tratado, isso já não vos assusta? Só vos assusta que o vizinho do lado puxe do cigarro e vos contamine como voçês dizem? Não é só o tabaco que vos prejudica e polui o ar que respiram!
Anonymous said…
Alguns dados alarmantes:
O Chile é o país do mundo com o maior consumo de tabaco entre as mulheres, segundo dados de 2007 da Organização Mundial de Saúde (OMS). Pelo menos 37% das chilenas fumam – uma porcentagem que está aumentando – e as razões para isso vão desde as que consideram um “direito” e uma igualdade de gênero até motivos mais emocionais. Em segundo lugar vem Portugal com pelo menos 35% das mulheres fumantes e praticamente pelas mesmas razões. O terceiro país do mundo com o maior consumo de tabaco entre as mulheres é a França, porém, segundo a mesma fonte, por razões diferentes das precedentes. As francesas declaram fumar por prazer, além de considerarem um "direito político" de o fazerem.

È lamentável que, apesar do reconhecido prejuízo que o tabaco porta à saúde das pessoas e dos esforços das organizações sanitárias junto aos governos, uma grande parte da população continue surda aos riscos do tabagismo e a suicidarem-se lentamente. A OMS designa as mulheres da India como as que menos fumam tabaco no mundo, ou seja, somente 6% delas. Um exemplo que poderia ser seguido pelas mulheres das chamadas "sociedades modernas".
Pensemos nisso antes que seja tarde. Beijinhos

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews