Skip to main content

Os 13 "inimigos" da Internet


Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgaram uma lista com o nome de 13 países "inimigos da Internet".

A lista contém os nomes dos países que os RSF consideram reprimir a liberdade de expressão no uso desta tecnologia. Segundo a organização, 61 pessoas foram presas (52 só na China) por divulgar na internet conteúdo considerado subversivo.

O Egipto entrou este ano na lista devido à sua posição contra blogues e respectivos autores, que só este ano, já originou a detenção de três internautas naquele país.

A lista é publicada todos os anos, mas desta vez, a Organização de repórteres criou uma votação online para que os utilizadores também escolhessem os países mais repressores.

Quem quiser pode visitar o site da RSF e votar, e, podem aproveitar também, para deixar uma mensagem aos fundadores do Yahoo, que têm ajudado o governo chinês a bloquear acessos a algumas páginas.

Muitos dos países da lista, também constam nos registos dos que não respeitam os direitos humanos, como é o caso da China e da Birmânia. Porque será que não me surpreende?

Comments

Miguel said…
Ainda existe muita Censura ...!
Apesar do desenvolvimento humano!

Uma boa semana!
Bjks da matilde e cª!
poeta_rural said…
cruzeiro, lamento comunicar tal facto, mas convido-a desde já a passar pelo meu blog para saber mais informações sobre um desafio que lhe lancei.caso não o queira cumprir, é favor pedir um requerimento à câmara municipal de modo a proceder a tal acto,
desde já obrigado pela atenção e os parabéns sinceros pelo grande blogue que mantem publicado.

Humildemente,
Poeta Rural
Anonymous said…
O que não faltam por aí é ditadores. Boa semana.
Anonymous said…
Eu ainda fico de boca aberta com estas coisas... é mesmo difícil digerir... enfim...
bjinhos para ti :*
Hipatia said…
Era difícil fazerem uma "fogueira das vaidades" com html. Mesmo assim, nada os impede de tentarem...
Hindy said…
Um beijinho "hindyado"! :o)
RPM said…
olá Cruzeiro (dos mares nunca d'antes navegados)!

há muito que não fazia a passagem por estes cantos...

vi que mudou a 'cara': um lifting ou botoque?

Gosto...está mais suave o azul...

um abraço forte

RPM
Belzebu said…
Por acaso também já postei sobre o mesmo assunto! É de facto surpreendente como tantos outros casos são esquecidos! E a hipócrisia de certas empresas ao disponibilizarem serviços e depois estarem disponiveis para os condicionar!

Esses 13 países não estão sós, infelizmente, mas tudo o que se poder fazer para os denunciar é bem vindo!!!

Saudações infernais!
Francis said…
Recentemente, na China. Um fulano apanhou cerca de 15 anos de cadeira por criticar o Governo chinês num blogue.
A China é um dos países que faz parte da comissão permanente a ONU para os Direitos Humanos.
Isto é hilariante!
pisconight said…
Ainda vamos todos acabar "dentro"...
_Tens um blog?
_Tenho.
_Você está detido!!
;)
Cucagaio said…
O facto de muitos dos países da lista, também constarem dos que não respeitam os direitos humanos, não é surpreendente. Pelo menos para mim. Ao menos com estes países já sabemos com o que contamos. O pior é os ditos países livres, onde podemos dizer o que queremos, mas todas as conversas e escritos são anlisados ao promenor à procura de determinadas palavras. Não se esquecam que recentemente na Europa foi aprovado uma regra que impõe o registo e armanezamento dos e-mail por um determindo período, tudo ao abrigo da luta contra o terrorismo. Já para não falar nos EUA, onde a repressão é ainda maior, só que camufulada e disfarçada de Segurança Nacional.

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews