Skip to main content

O único defeito da mulher...

Não resisti a colocar aqui, este texto que me chegou via mail.

"Se uma memória restou das festinhas e reuniões de familiares da minha Infância, foi a divisão sexual entre os convivas: mulheres de um lado, homens do outro.
Não sei se hoje isso ainda acontece. Sou anti-social ao ponto de não frequentar qualquer evento com mais de 4 pessoas, o que não me credencia a emitir juízos. Mas era assim que a coisa acontecia naqueles tempos.
Tive uma infância feliz: sempre fui considerado esquisito, estranho e solitário, o que me permitia ficar quieto a observar a paisagem.
Bem, depressa verifiquei que o apartheid sexual ia muito além das diferenças anatómicas.
A fronteira era determinada pelos pontos de vista, atitude e prioridades.
Eu explico: no lado masculino imperava o embate das comparações e disputas. "O meu carro é mais potente, a minha televisão é mais moderna, o meu salário é maior, a vista do meu apartamento é melhor, a minha equipe de futebol é mais forte, eu dou 3 por noite" e outras cascatas típicas da macheza latina.
Já no lado oposto, respirava-se outro ar. As opiniões eram quase sempre ligadas ao sentir. Falava-se de sentimentos, frustrações e recalques com uma falta de cerimónia que me deliciava.
Os maridos preferiam classificar aquele ti-ti-ti como mexerico.
Discordo!
Destas reminiscências infantis veio a minha total e irrestrita paixão pelas mulheres.
Constatem, é fácil.
Enquanto o homem vem ao mundo completamente cru, as mulheres já chegam com quase metade da lição estudada.
Qualquer menina de 2 ou 3 anos já tem preocupações de ordem prática. Ela brinca às casinhas e aprende a pôr um pouco de ordem nas coisas. Ela pede uma bonequinha a quem chama filha e da qual cuida, instintivamente, como qualquer mãe veterana. Ela fala em namoro mesmo sem ter uma ideia muito clara do que vem a ser isso. Noutras palavras, ela já nasce a saber. E o que não sabe, intui.
Já com os homens a historia é outra...
Você já viu um menino dessa idade a brincar aos directores?
Já ouviu falar de algum garoto fingindo ir ao banco pagar as contas?
Já presenciou um bando de meninos fingindo estar preocupados com a entrega da declaração do IRS?
Não, nunca viram e nem hão-de ver...
Porque o homem nasce, vive e morre uma existência infanto-juvenil.
O que varia ao longo da vida é o preço dos brinquedos. Aí reside a maior diferença.
O que para as meninas é treino para a vida, para os meninos é fantasia e competição.
Então a fuga acompanha-os o resto da vida, e não percebem quanto tempo eles perdem com seus medos.
Falo sem o menor pudor. Sou assim. Todos os homens são assim...
Em relação ao relacionamento homem/mulher, sempre me considerei um privilegiado. Sempre consegui ver a beleza física feminina mesmo onde, segundo os critérios estéticos vigentes, ela inexistia. Porque todas as mulheres são lindas. Se não no todo, pelo menos em algum detalhe.

É só saber olhar...Todas têm a sua graça.

E embora contaminado pela irreversível herança genética que me faz idolatrar os ícones da futilidade, sempre me apaixonei perdidamente por todas as incautas que se aproximaram de mim. Incautas não por serem ingénuas, mas por acreditarem.

Porque todas as mulheres acreditam firmemente na possibilidade do homem ideal.

E esse é o seu único defeito."

(Texto de Sérgio Gonçalves, redator da Loducca, publicado no jornal da agência.)

Comments

Anonymous said…
Partilho do teu amor pelas mulheres, o ser mais belo que alguma vez foi criado (com uma ou outra excepção, claro). Mas não vejo na "infantilidade" do homem um defeito. Uma das máximas de vida que têm pautado a minha existência é "O verdadeiro Homem é aquele que em adulto conserva o coração de uma criança". Eu gosto de acreditar que sou assim...

Um grande RAUF para ti!

PS: desculpa a seriedade da resposta, ainda não bebi café! ;)
Anonymous said…
Homens e mulheres são de facto muito diferentes..Os Homens mais practicos mas mais infantis e as mulheres já nascem um pouco a saber, sim, mas a si«onhar demais.Essa crença no Homem ideal, faz-nos cometer as maiores imprudências porque normalmente nos guiamos mais pelo coraçãop que pela razão..
Ainda bem que há alguns Homens que apreciam essa vertente sonhadora que para alguns será ingenuidade mas felizmente para outros faz parte do encanto delas..
Gostei muito do texto!
Anonymous said…
Praticos e não practicos!Ai esta escrira nos pcs!
Miguel said…
O unico ...!?

Bjks da matilde e cª!
Cucagaio said…
Já conhecia o texto, Infelizmente, esse não é o único defeito da mulher, bem nem vale a pena comelar a falar do assunto.
marCOX said…
hehe, afinal não tenho culpa de ser assim!!!
Nay said…
É tão bom quando eles admitem...
Acima de tudo gostei muito da dissertação do Sr.
BJ
Anonymous said…
Por vezes em busca do homem ideal, acabamos por ficar escravas do amor...é o que se chama amar de mais... em que muitas vezes não é valorizado...confundindo-se com falta de personalidade ou mesmo futilidade...mas tb há homens que amam de mais...

Besaitos
Anonymous said…
Estes mails...
Anonymous said…
Ás vezes nos chegam textos assim... especiais, que nos fazem pensar que muitas vezes não nos damos o nosso devido valor. Beijinhos
Hindy said…
Gostei muito do texto!

Beijinhos :o)
Tia Concha said…
Eu ADORO SER MULHER, se fosse homem era travesti!

bjs
maria inês said…
"É só saber olhar...Todas têm a sua graça."

esta tinha graça, tinha, tinha!!!

**:)))
Unknown said…
Rafeiro,
Não fosse eu, uma delas. ;-)
Claro que há excepções, como em tudo na vida.
Concordo que é necessário manter o coração de criança, mas por vezes um bocadito de seriedade também faz falta. ;-)
Estás perdoado, mas só por esta vez! :-)
Bjo

Bolacha Maria,
Nem mais. :-)

Miguel,
Claro! :-)))

Cucagaio,
Não sejas mau! As mulheres são só virtudes. :-)

Marcox,
Pelos vistos é genético. :-)

Nay,
Só é pena que a grande maioria não o admita...
Bjo

Anónima,
De forma a que te possa identificar não queres comentar sem ser como anónima? :-)

Nelson,
Pois o quê pá? Mau! :-)
Bjo

nmc,
Bem vindo ao Cruzeiro.
O que têm "estes mails"? :-)

Meia lua,
Grande verdade...
Beijinho

Hindy,
Somos duas. :-)
Bjo

Tia concha,
Um travesti mas dos giros! ;-)
Bjo

Anjoedemonio,
Também acho que tinha. ;-)
Bjo*
Zig said…
Todos os homens são iguais? Não creio....

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews