Skip to main content

Uma Verdade Inconveniente

A temperatura terrestre atingiu nos últimos 30 anos o seu nível mais alto em quase 12.000 anos, um fenómeno que está já a afectar a fauna e a flora, indica um estudo norte-americano esta terça-feira publicado.
A rápida subida da temperatura global nos últimos 30 anos, à razão de 0,2 graus Celsius por década, faz com que estejamos actualmente a cerca de um grau Celsius do máximo registado em quase um milhão de anos, segundo um dos principais autores da investigação, James Hansen, do Instituto Goddard da NASA.
O trabalho vem publicado na edição de hoje da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
"Esta subida do termómetro significa que a Terra atingiu a temperatura mais quente do período interglaciar actual, iniciado há cerca de 12.000 anos", afirmou.
Poucos cientistas duvidam que o planeta aqueceu, embora alguns divirjam sobre as causas da alteração.
Hansen, que advertiu há décadas para o perigo das alterações climáticas, considera os gases com efeito de estufa produzidos pelo homem como o factor dominante desse fenómeno.
"Os índices levam a pensar que nos aproximamos de níveis perigosos de poluição humana", com os gases com efeito de estufa como o CO2 (dióxido de carbono) a constituir, nas últimas décadas, a principal causa das alterações climáticas, advertiu o climatologista.
"Se o aquecimento atingir dois ou três graus Celsius, teremos provavelmente as alterações que farão da Terra um planeta diferente do que conhecemos", acrescentou.(mais...)

É melhor começarem a fotografar e a filmar o que vos rodeia, é que a continuar-mos a ignorar os avisos que a natureza nos tem dado, a única forma de mostrar aos nossos netos como era o nosso Planeta, será essa...

Aproveitem e vejam o Trailer, do filme "Uma Verdade Inconveniente".
(trailer via Voz em Fuga)

Comments

maria inês said…
de facto é assustador, e mais ainda
é pensar que nós somos culpados de muito o que está acontecer!
Sereia said…
Ah pois é..o principio do fim!
Hipatia said…
Não sei se será o princípio do fim, como diz a Sereia. A vida acaba sempre por se adaptar. Provou-o ao longo dos milénios. Mas a "nossa" vida, a do Homem, animal dominante, dominador e destrutivo, poderá acabar num piscar de olhos das eras. E já faltou mais. E, se continuamos a deixar que passe mais tempo, poderá já não haver volta para nós. Mas o dinheiro, os interesses de uns poucos e o comodismo de muitos continuam a falar mais alto...
Unknown said…
Hipatia,
É isso mesmo...enquanto os interesses e o comodismo falarem mais alto, pouco se pode fazer...
Cruzeiro, PARABÉNS POR TERES ABORDADO este tema.
bjs
Zig said…
O problema não somos nós da Europa nem os EUA. O problema são as economias emergentes como a China que não têm a mínima preocupação ambiental. No entanto, as lojas dos chineses estão cheias....
Unknown said…
Zig,
Pois eu discordo inteiramente, eu acho que o problema somos nós todos, é que todos se preocupam muito mas é só de boca, porque na pratica pouco fazem.
Nasci a ouvir esta lengalenga,já não acredito em nada.

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews