Skip to main content

De volta à rota habitual










Pois é, acabaram-se as férias…!
O cruzeiro já regressou da viagem por Cuba e atracou novamente nas àguas do Tejo.

Como correu? Muito bem!

Cuba é um país de contrastes, na região das praias, mais precisamente em Varadero, sentimo-nos no paraíso, tudo é lindo, maravilhoso, dá vontade de não sair dali... mas quando se chega a Havana por exemplo, caímos na realidade Cubana, vem ao de cimo a pobreza, a degradação de um país, é como se tivéssemos parado no tempo...
Havana é sem dúvida uma cidade lindíssima, de uma beleza melancólica e apodrecida, embora uma boa parte esteja a ser recuperada. Havana é um local onde é impossível ficar indiferente à miséria do povo, que na sua maioria está reduzido a pedinte da “propina” ao turista.
Também gostei muito de Trinidad de Cuba, uma cidade a cerca de 300km de Varadero, que é considerada património da Humanidade, pela sua arquitectura e história.
O que mais me comoveu? O bilhete deixado pela camareira do hotel, a quem a meio da semana deixámos “um singelo agrado” pelo trabalho dela…parecia que lhe tínhamos dado o mundo…
O que mais gostei? Do povo…

No geral? Gostei muito desta viagem, foi uma viagem diferente, com uma cultura diferente da nossa, onde valores mais altos se levantam…uma ilha onde a pobreza material é evidente, mas onde existe uma riqueza de espírito onde não vi em mais nenhum país que visitei...

Comments

Francis said…
olá cruzeirinho...bienvenida señorita.

espero que tenham sido do very best...

a malta cá já tinha saudades tuas.
Unknown said…
Gracias Francis! :-)

Foram muito boas, gostei imenso, especialmente da alegria do povo.
Saudades minhas? hmmm...olha que é feio mentir! :-))
Miguel said…
Bemvinda de volta á rota habitual, señorita cruzeiro!

Obrigado pela descrição da tua viagem a Cuba!

Os votos de uma boa semana á portuguesa!

Bjks da Matilde
Francis said…
estavas avisada, eu já te tinha dito que passo o dia mentir.
pisconight said…
Boas!!
Tens razão o povo também foi o que mais me marcou. É claro que Havana é lindíssima devido à "velhice" dos prédios, carros, estradas... mas sempre com uma beleza fora do vulgar.
Bien venida!!
;)
pisconight said…
Que tal os mojitos? Ficaste fan?
;)
Miudaaa said…
SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!

Que bom, ter-te de volta, para nós... é booom, mas booom mesmooo!!!

Como já estive em Cuba, percebo cada palavra tua. Assustei-me quando cheguei a Havana e vi tantos carros de à 50 anos atrás. Parecia que estava a ver as fotos dos meus Pais e Avós, mas a cores e ao vivo... mas lembro-me de me ter assustado.

Quanto ao Povo, ao carinho e amor... ao olhar... eles têm um olhar enternecedor, posso dizer-te que dei quase toda a roupa que tinha levado.

Gostei de Recordar Cuba, contigo.

Mas Adorei saber que GOSTASTE... :-)

Um Beijo da miudaaa
Archeogamer said…
Ainda bem que aproveitaste, infelizmente o mundo é feito de paraísos no meio da pobreza social de muitos países, Cuba é só mais um exemplo.
Hipatia said…
Sejas bem regressada ;-)
Unknown said…
Havana é sem dúvida um museu vivo e cheio de história. Vêm-me sempre à memória as histórias do "Velho e o Mar" e a escrita fluida do Hernest Hemingway...
Cuba, outrora terra de piratas :-)
Bom regresso e bons posts !
Unknown said…
"Buena Vista Social Club"
Um obrigado a Ry Cooder pela revitalização do projecto.
Um must !!!
Ouve-se e vive-se sempre com a mesma vontade e alegria .
marco said…
E TROUXESTE ME UNS CHARUTOS DE CUBA? SEJA BEM VINDA!!
Hindy said…
Muito bem-vinda! Já cá fazias falta...
Um beijinho "hindyado"! :o)
desculpeqqc said…
Ainda bem que gostaste!
Agora, acorda que a dura realidade já te rodeia!
Carlos C said…
Viva e bom "regresso" ao convivio das margens do Tejo.
Pode ser que agora os "Cruzeiros no Tejo" sejam feitos ao som de danças latinas, com o melhor das orquestras Cubanas .... ;-)

E gostei do post sobre Cuba, deixa "água na boca" para lá ir ...
Dora said…
Oh minha querida, benvinda ao mundo blogueiro da loucura!!
Welcome to real life!
KNOPPIX said…
Quando as férias acabam, é sempre uma maçada.
Já tinha saudades de a ler, obrigado pela descrição de Cuba e dos seus contrastes.
Beijinhos.
Eu said…
Eu acho q estamos perante a típica viagem de(a) Cruzeiro a cuba...

(pois, nesta altura não dá para mais...mas sinto-m é honrado por t lembrares de mim depois de uma viagem tão maravilhosa)

;)
Unknown said…
Bem vinda lindaaaa :)

Espero tenhas exagerado nos Mojitos.. que te tenhas divertido muitissimo! Pelo que contas é lindo... Pode ser que um dia te siga o exemplo ;)

Beijocass***
Unknown said…
Miguel,
Sempre às ordes. ;-)
Beijoca pá Matilde

Pisconight,
Gostei, mas o que mais bebi, foi mesmo pina colada com rum...;-)

Miudaaa,
Adorei amiga, ainda bem que te fiz recordar coisas boas.:-)
Beijo

Dae-su Oh,
Tens toda a razão...

Hipatia,
Obrigada. :-)

Pirate,
É isso mesmo, A melhor descrição de Havana é essa, um museu vivo.
Logo mando-te o link para o ouvires pelo original. ;-)

Marco,
Eu trazia, mas entretanto no aeroporto, acabei por os fumar. ;-)

Perdida,
Obrigada pela simpatia. :-)
Beijo

Hindy,
Obrigada miuda. :-)
Beijo

LFM,
Adorei!
É pá que mau feitio, deixa-me lá sonhar mais um bocadito. :-)

Carlos C,
Vou tentar que assim sejam. ;-)
Vale muito a pena conhecer.

Dora,
Pois é Dora...de volta ao real. :-)

KNOPPIX,
Eu ainda me estou a habituar ao trabalho novamente...isto custa! :-)
Beijo

Eu,
Eu lembro-me sempre de quem simpatizo. ;-)

BB,
Nos Mojitos não exagerei, foi mais no rum memso. ;-)
De certeza que se o fizeres vais gostar.
Beijoca
... said…
É mesmo isso que nos espanta mais.
Aquele povo maravilhoso.
Sereia said…
Que bom ter-te de volta!
Obrigada pelo voto!
BiChOs Do MaTo said…
Os meus pais também lá estiveram, há uns 5 anos atras e adoraram.
Espero que tenhas tido umas boas férias e que venhas cheiinha de força.
Beijocas Lara
Zig said…
Devem ter sido uma férias inesquecíveis, daquelas que se vai contar aos netos. Ainda bem que chegaste bem, nos mares de hoje em dia nunca se sabe, numa viagem dessas tudo pode acontecer!

Cuba é um bom exemplo do que estou sempre a falar. A política é com os políticos, o povo está indiferente a tudo isso e quer apenas viver em paz!
Cucagaio said…
Bom regresso, e espero que com vontade de continuar a "cortar na casaca".
Está aí um destino onde irei aterrar. Após ler o teu texto fiquei ainda com mais curiosidade.
bjs
Unknown said…
Amazing,
Para eles não interessa o que teem, o importante é acordarem todos od dias e dizerem "estou vivo".
Teem uma alegria contagiante.

Sereia,
sempre às ordes miuda.
Obrigada :-)

Lara,
Tive umas optimas férias, que deram para recuperar algumas forças.
Beijocas

Zig,
Pela beleza da ilha, pelo povo, pela historia, é de facto uma vuagem que marca.
Pelo teu comentário calculo que tenhas pensado que fui realmente num Cruzeiro, mas não fui, fui e vim de avião. :-)
Não é bem assim, eles obviamente que se preocupam, e, não estão indiferentes como dizes, estão é habituados a viver assim, sob aquele regime e sabem que pouco ou nada podem fazer para o contrariar, então preferem viver um dia de cada vez, porque sabem que não há lugar a grandes planos, pois são um povo com imensas limitações.

Cucagaio,
Obrigada. :-)
Podes apostar que sim, aliás, se não tivesse a profissão que tenho o mais provavel era ser modista, tal é a quantidade de fatos que faço. :-)

Alien,
De certeza que irás gostar. :-)
Beijo

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

Frase de Final de Ano

A vida é como os Interruptores... ...umas vezes para cima... ...outras vezes para baixo! Que em 2006 os vossos interruptores estejam sempre para cima!