Skip to main content

Um Olhar Sobre as Crianças

Esta manhã, enquanto passava os olhos pelas gordas do Facebook, este "Artigo" aguçou-me a curiosidade. Não só pelo facto de estar recheado com fotos e eu ser uma apaixonada por fotografia, mas por serem fotos lindíssimas de crianças a brincar.
São 32 fotos tiradas em vários locais do mundo, com crianças a brincar.
Ao olhar para as fotos, não consegui deixar de pensar no que a grande maioria das nossas crianças, tem perdido ao longo do tempo.
Hoje, o pouco tempo livre que a escola, e todas as tarefas inerentes a ela, lhes deixa, é passado em frente a um PC, a uma qualquer consola de jogos, ou noutras escolas a cumprir tarefas escolares. Sim porque as crianças têm que ficar em algum lado enquanto os pais trabalham, então há que colocá-las em escolas para olhes ocupar os tempos livres. Mas isto não é um contra senso?
Colocá-las em escolas, onde têm mais umas quantas tarefas obrigatórias, para as ocupar nos tempos livres?
Mas não era suposto serem "tempos livres?"
Até o simples facto de jogar á bola se transformou numa tarefa. Hoje já não se joga à bola na rua com os vizinhos, por divertimento. Joga-se num qualquer clube, de preferência "grande", não vá a criança ser talentosa, e assim tem o futuro garantido, e os pais, exigem-lhes resultados das aulas de futebol, como se de mais uma disciplina curricular se tratasse. Mas quem pode criticar os pais? Os miúdos vão jogar à bola na rua, ou brincar fora da escola, com quem?
Primeiro, os vizinhos mal se conhecem, cumprimentam-se nas reuniões de condomínio, e pouco mais, nem pensar em deixar ir as crianças para casa de "gente" que não se conhece, ainda que seja no mesmo prédio. Sabemos lá quem é o vizinho, pode ser um tarado qualquer!
Segundo, porque os prédios estão a ficar sem crianças. Não que as pessoas não queiram filhos, mas ter um filho é um luxo, e há quem não se possa dar a luxos.
E por último, mas talvez a mais importante, é que a maioria de nós anda tão stressada, tão preocupada com os seus próprios problemas, que a paciência para brincar com os filhos é pouca, ou quase nenhuma, e há que lhes dar tarefas onde não nos chateiem muito, e nisso as novas tecnologias são fantásticas!
Mas a verdade é que com tudo isto, as nossas crianças, deixam de o ser, cada vez mais cedo, e cada vez menos, sabem brincar umas com as outras...a menos que tenham um PC à frente.
E um dia, quando olharem para trás, e alguém lhes perguntar se alguma vez subiram a uma árvore, ou saltaram à corda...eles só vão saber responder: "Isso vinha em que jogo da Playstation?"
 

Comments

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews