Skip to main content

Espírito maternal, nem todas nascemos com ele...

Desde que nascemos com a condição de mulher que a sociedade espera que casemos e sejamos mães. Todos acham que pelo facto de sermos mulheres temos que querer ser as esposas e mães perfeitas.
Pois eu nasci fora da norma. 
Nunca sonhei em casar e ser a esposa perfeita, e nasci sem espírito maternal. 
Pois é, não queria ser mãe, não queria ser responsável por alguém de forma incondicional.
Não queria abdicar de viajar, de sair, não queria passar as noites a mudar fraldas sujas, não queria aturar birras, não queria deixar de fazer fosse o que fosse para me dedicar à educação de uma criança. Não queria abdicar da minha vida, por alguém que não conhecia, e que podia nem merecer. 
A minha vida estava bem e recomendava-se, filhos, não obrigada!
Não queria ser como a minha mãe, que tantas vezes ouvi dizer “-Não tenho fome…” para que os filhos pudessem comer, como se não soubéssemos as dificuldades que passavam para nos criar.
Não, não queria ser mãe. Não queria ser uma mulher que vive em função dos filhos, como se não houvesse mais vida para além deles, não queria ser uma mulher triste por não puder dar aos filhos o que eles merecem. Não, não queria nada disto para mim, eu ia ser diferente, ia ser feliz!
Mas a verdade é que a vida me trocou as voltas, e me pregou uma partida. Aos 35 anos engravidei, a tomar a pílula. E mesmo não sendo planeada, ou desejada, depois de me atirar para o chão, chorar, e querer fugir, optei por seguir com a gravidez. Uma gravidez que até aos 3 meses me obrigou a correr para a casa de banho de 10 em 10 minutos, para vomitar (a miúda já tinha mau feitio) mas que à medida que foi evoluindo me foi dando a conhecer o prazer de estar grávida.
E no momento em que a minha filha nasceu percebi que tudo tinha mudado para sempre.
Nessa altura compreendi que pudemos amar alguém incondicionalmente sem deixar de nos amar a nós. 
Que pudemos continuar a ter vida, mas com outras opções, que pudemos viver tudo na mesma, mas de outra forma. 
Entendi as dificuldades de ser mãe solteira, numa sociedade como a nossa, que se mostra muito avançada mas que ainda aponta o dedo.
Aprendi a dar, sem nada esperar em troca, apenas sorrisos.
Aprendi que é possível continuar a ser mulher, mesmo sendo mãe, com a diferença que sou muito mais rica.
Descobri que afinal ser mãe, não era tão mau como eu pensava, descobri que o espírito maternal não nasce connosco, nem nos pode ser imposto pela sociedade, mas que pode vir a fazer parte de nós.
Descobri que afinal ser mãe, também é ser feliz, só que de mão dada com o amor incondicional.

Comments

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews