Skip to main content

Os símbolos da Pascoa

Há quem afirme que o costume de se dar ovos terá surgido entre egípcios e entre os povos teutônicos - povos germânicos da região do Báltico. Mas, como em relação à Páscoa várias são as explicações e lendas.
De qualquer forma, essa tradição atravessou séculos e o ovo passou a simbolizar a Páscoa, como a origem da vida e do homem. Para os povos ocidentais (esta é uma das versões mais aceites), o costume dos ovos de Páscoa teria sido trazido por missionários que visitaram a China, onde há muitos séculos já existia o hábito de se presentear os amigos com os ovos cozidos e coloridos, na Festa da Primavera do Hemisfério Norte, exatamente na época em que se comemora a Páscoa. Os ovos eram enfeitados, a partir do cozimento com ervas que soltavam tintas fortes, entre as quais a fruta do tojo (que lhes dava uma cor amarelada), a beterraba e a casca da cebola.
Na Idade Média, o ovo enfeitado, como um presente da Páscoa, juntamente com a imagem do coelhinho (representando a fertilidade), passou a simbolizar a própria data em si. E o hábito de enfeitar os ovos de galinha ou pata logo evoluiu para os ovos de chocolate. No século XVIII, a Igreja adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo, santificando um costume originalmente pagão. Também na Era Georgiana, a arte da decoração dos ovos alcançou seu momento máximo, com reis e rainhas adotando como passatempo as coleções de ovos de ouro e de pedras preciosas.
Na evolução do costume de se presentear com ovos, durante algum tempo eles foram feitos de açúcar e enfeitados. Até que em 1828, mais ou menos quando se começa a desenvolver a indústria do chocolate, nasce o moderno ovo de Páscoa. Os primeiros eram de chocolate escuro, recheados, mas bastante simples. A evolução rápida e o refinamento atingem o auge nas décadas de 1830 e 40, quando os ovos chegam a alcançar tamanhos gigantescos e são super-decorados. Já aí, à tradição da Páscoa está aliada um novo elemento, o chocolate, como fonte de alimento de alto valor nutritivo e energético, por conter hidratos de carbono, gorduras, proteínas, sais minerais e vitaminas.
Vale recordar que, no Hemisfério Norte, a celebração pascoalina ocorre em época geralmente bastante fria (o que justifica um maior consumo do chocolate), pois coincide com o final do inverno e o início da Primavera - esta é mesmo a estação em que a Terra se despe da camada de neve e "volta à vida", reiniciando também um novo ciclo na Natureza.
Com o desenvolvimento da técnica industrial, os ovos de Páscoa passaram a ter uma produção padronizada e colocaram-se ao alcance de todas as famílias. Nesta época do ano não há quem não possa cumprir a tradição de presentear com os ovos de Páscoa, hoje em dia encontrados em tamanhos que vão desde os de quase cinco quilos até os pequenos, de apenas poucos gramas.
Porém, nem tudo se manteve na comemoração da Páscoa. De um lado, a vida moderna nas grandes cidades praticamente deu fim a um dos aspectos da festa da Páscoa. É que antigamente era costume na família os pais esconderem os ovos de Páscoa no quintal, para que os filhos os encontrassem. Hoje, esse hábito transformou-se e, quando muito, cultiva-se escondê-los dentro de casa, apesar de predominar o hábito de presenteá-los diretamente.
Outra tradição que também mudou bastante diz respeito à figura do coelho de Páscoa, escolhido entre todos os animais para simbolizar o fenômeno da fecundação, da fertilidade e, conseqüentemente, de perpetuação do homem na terra. Originariamente, dizem várias lendas, que junto com o ovo de Páscoa era ofertado um coelho, um hábito que se foi transformando através dos tempos, até chegar aos coelhos de enfeite que hoje em dia acompanham os ovos de Páscoa.


Seja qual for a história, desejo a todos uma Páscoa feliz.

Comments

Cruzeirinha, sempre a querer "cultivar" aqui o povo! ;)
Um grande beijinho e uma Páscoa Feliz
Carlos C said…
Obrigado.
Tu "cultivas" muito os leitores do blog, e quem não sabe ler vê as "bonecas".

Uma Páscoa Feliz também para ti e familia.

PS - Não arranjei uma boa foto de um "boneco de Páscoa" para ti, o melhor que consegui foi esta foto(http://www.pacamanca.com/fotos/Ilha%20de%20Pascoa%20picc.jpg), fica a intenção. Como istó é um PS, ainda pensei no Jorge ... mas acho que não ias gostar.
marco said…
eh láaaaaaaaaaaaa!!
boa semana!!
Sereia said…
EsPERO que tenahs tido uma boa páscoa!
bjs
Romeu said…
Nada como uma boa coelhinha...de chocolate... no cesto da Páscoa.

Como a dita já passou....boa semana.
Zig said…
Este texto traz-me muitas recordações da minha juventude na Alemanha! Na escola pintávamos ovos cozidos e na Páscoa os meus pais esconderam cestos com ovos e outros guloseimas no quintal....
Hindy said…
Voltei para mais uma etapa de trabalho.

Um beijinho hindyado! :o)
Tia Concha said…
Ai mulher que eu comi tantos coelhinhos da páscoa, chocolatemente falando claro, não seja eu uma mulher quase casada e mãe de 7 filhos...

beijossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
Gotinha said…
Gamei para o meu
http://cu-cu.blogspot.com/
Bela Páscoa, boa semana.
Francis said…
só para dizer que a Pascoa já passou.
marCOX said…
... que a coelha é boa é!
pisconight said…
Uma bela coelhinha de Páscoa!!
E a tua Páscoa foi tão boa quanto a minha?
Beijinho.
;)
Lua said…
Eu prefiro os coelhos de chocolate... hum... e vivam as festas do chocolate!!! ;)

Beijinho
Francis said…
eu continuo a tentar avisar-te que a pascoa já passou.
Gotinha said…
Miúda,
tens que ir à minha chafarica dizer como é que guardas os teus colares, fios e brincos e afins.
http://blogotinha.blogspot.com/2...- acessrios.html
Carlos C said…
Cruzeiro.
Olha que as amendoas, os ovos de chocolate e as "coelhinhas" da Pascoa têm prazo de validade.
Actualiza o blog com outra foto, pode ser mesmo do barquito que nestes ultimos tempos tem estado "encalhado".

Bom FDS e aparece.
Francis said…
novo conceito,

" A páscoa é quando uma mulher quiser"

pronto.
Anonymous said…
ainda na Páscoa????

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews