Skip to main content

Feliz Natal

É quase Natal...
Daqui a dois dias terminam as corridas desenfreadas às compras e as famílias juntam-se para as tradicionais ceias de Natal e trocas de presentes.

Os que fazem a "caridade natalícia", movidos pelos remorsos de 11 meses de ausência, sentem-se felizes e com ar de dever cumprido, pois deram de "comer" a meia dúzia de "pedintes" que muito provavelmente não teriam o que comer na noite de natal se não fosse a caridade natalícia, esquecendo que todos eles precisam de comer todos os dias do ano, e não apenas no natal...

É também nesta altura que a nossa mente recorda todos aqueles de quem gostamos, ou não, como se este fosse o ultimo dia da nossa vida, e, em que é importante desejar um bom natal a todos, inclusive, e, em algumas situações, não porque nos interesse, mas porque é politicamente correcto fazê-lo...

É também nesta altura que nos recordamos dos entes queridos e dos natais que passámos ao lado deles...tenham ou não sido natais felizes...

É também nesta altura que nos recordamos como é imensamente mais fácil falar das dores dos outros, mas tão difícil falar das nossas...

Este vai ser o primeiro natal sem o meu pai, no dia de natal fará 8 meses que ele se foi, consumido por um cancro que o fez sofrer até ao momento de partir. Todos os dias, desde esse dia, têm sido difíceis de encarar, há sempre uma qualquer situação que me remete para ele, e, em silencio grito pelo seu nome, na esperança que ele me ouça e me responda...em vão...como resposta apenas tenho as minhas memórias.
Nesta altura, é ainda mais dificil de encarar a partida dele...
Não sei como vai ser, quando na ceia de natal olhar para o lugar dele na mesa e verificar que ele não voltará a estar ali sentado, que agora a presença dele será apenas na minha mente e no meu coração, locais onde ele permanecerá para sempre, neste, e em todos os natais.
É também nesta altura, que verificamos que o presente realmente importante, é ter ao nosso lado as pessoas que amamos, que sem isso, todos os outros presentes deixam de fazer sentido.
Aproveitem esta época de partilha para usufruir desses "presentes" porque o tempo não volta para trás...

Desejo a todos os que visitam o Cruzeiro, um Feliz Natal.

Comments

mixtu said…
amiga... para ti um excelente natal

olha estavam 3 na cusquice...

yayyayay

besos navideños
Anonymous said…
Espero que as memórias com o teu Pai nunca sejam esquecidas, é a maneira que temos de perpetuar os que nos são queridos e que vão partindo. E não tenho mais palavras... Feliz Natal e um beijo.
Anonymous said…
Um Feliz Natal para ti miuda ;)

Besitos Natalicios
Carlos C said…
Desejo que ao olhares para a cadeira do teu teu pai não sintas a dor da sua perda, mas sim o "calor" de uma presença não fisica, presença serena na memória colectiva das pessoas presentes na tua ceia de Natal, e esse calor te envolva num olhar para a tua filha e que possas dizer no dia 25 que tiveste uma Feliz Noite de Natal de comunhão e partilha de memórias e sentimentos.

FELIZ NATAL
maria inês said…
tudo de bom, menina "cruzeirinho"!!!!
Cucagaio said…
Só passei para desejar UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE SAÚDE, AMOR E PAZ
Belzebu said…
Desejo-te um excelente Natal e um óptimo 2007, cheio de inspiração para nos continuares a surpreender!

Saudações infernais!
Anonymous said…
Um Santo e Feliz Natal, cheio de saúde , paz e amor, porque o resto virá seguramente depois
Mac Adame said…
Bem, nem vale a pena comentar o texto, que já o fiz na Taberna. Em vez disso, desejo-te não um bom Natal, mas um bom ano inteirinho. Ou melhor, muitos e bons anos, assim é que está bem.
Anonymous said…
…………♥
………..***
……….*****
………*Feliz*
……..*********
……************
…..******Natal****
….****************
…****Cruzeiro Tejo********
..********************
……….****
Anonymous said…
Boas Venturas para ti e todos os teus.
Fica bem
Zeca
Maria Arvore said…
Cruzeiro,
esta é a época que mais me deprime mas felizmente que tem a alegria de se partilharem boas vontades. :)
Por isso desejo-te que um Natal cheio de todos os teus desejos e muita alegria. :)
Anonymous said…
Cara amiga "Cruzeiro do Tejo" como leitor diário do seu óptimo blog no qual durante o ano exprime os seus sentimentos e suas ideias com muita clareza e nobreza.Quando faço todos os dias a minha leitura pelos blogs favoritos de informação informática ,para mim é sempre obrigatório passar por este blog que tanto admiro, permita-me estas palavras nesta quadra natalícia, embora raramente comente.
Desejo-lhe um Santo e Feliz Natal, um Próspero Ano Novo cheio de muitas felicidades na companhia de sua família.
Meus sinceros cumps
Cruzeirinho,gostei muito do teu texto.
A parte que me toca sempre nesta época é realmente recordar aqueles que já não estão entre nós, como mencionaste. Enfim, quero desejar-te um FELIZ NATAL E UM 2007 EM GRANDE.
Bjs alienígenas
Anonymous said…
Cruzeiro,

............♥
...........***
..........*****
.........*Feliz*
........*********
......************
.....******Natal****
....****************
...******************
..********************
..........****
..........****
..........****

È Natal ...

Um Tempo de paz, de juntar os que mais amamos em nossa volta, deliciar-nos de uma mesa farta, de dar e receber carinho em forma de presentes embrulhados em papel de sonho, ou apenas em abraços feitos da alegria do reencontro ...!

Um Feliz e Santo Natal são ...
Os votos da Matilde e Cª!
Ratinho said…
Cruzeiro,

não é muito, mas é tudo o que tenho. Não é mel, mas é doce. Não é algodão, mas é fofo... É um beijo meu, enviado especialmente para ti, com muito carinho e uns votos de FELIZ NATAL!
Anonymous said…
Amiga Cruzeiro, tens toda a razão, a vida passa num flash e as coisas realmente importantes na nossa vida são aquelas que não têm preço.
Beijinhos e não esmoreças, um bom natal, dentro do possivel, para ti, é o que eu te desejo.
Beijinhos
Unknown said…
papoila,
Obrigada igualmente.

Mixtu,
Obrigada. :-)
Eles são assim, uns cuscos. ;-)
beijinho

Rafeiro,
Não serão de certeza...são a unica coisa que me resta dele, e, que se vai manter comigo para sempre...
Beijinho

Carlos C,
Infelizmente não foi assim...a dor da perda foi superior...
Salvou o barco a "cruzeirinho" que me foi dando alento sempre que olhava para ela...
Bjo

Cucagaio,
Já retribui em sede própria. :-)

Belzebu,
Obrigada. :-)
Vamos ver o que nos espera o ano de 2007...

Eskape,
Obrigada, e, obrigada também pela visita.

Mac,
Eu sei que o comentaste na Taberna...obrigada pelos vostos, que espero sirvam para ti também.

Nosso eclipse,
É verdade...obrigada miudas. :-)
Beijinhos para voces também

Daniela,
Obrigada. :-)

Zeca,
Obrigada igualmente.

Maria_arvore,
Pois é, nem tudo é mau nesta epoca natalicia, serve pelo menos para que haja sempre alguém que tenha um momento de felicidade.

caro Antonio Moreira,
Obrigada pelas suas simpáticas palavras e pelos seus votos.
Espero que tenha também um prospero ano novo.

Alien,
Obrigada...espero que tenhas tido um bom natal, e, que o ano de 2007 seja em grande para ti também.
beijinho

Nuno,
Obrigada pelo teu presente, gostei muito. :-)
Beijinho

knoppix,
Não tenhas duvidas disso...pena é que as pessoas nunca se lembrem disso e deixem as "pequenas" "grandes" coisas passar ao lado delas...
Um beijinho
nelsonmateus said…
o natal é kuando é home kizer, portanto ... feliz natal

bjnhos grandes

Popular posts from this blog

Crucifixos fora das escolas públicas por ordem do Governo

Ministra da Educação diz não querer atacar a Igreja Católoca, mas antes fazer alguma pedagogia e demonstrar igual respeito por todas as religiões. Os ofícios com a ordem governamental já começaram a chegar às escolas onde os símbolos religiosos ainda permanecem visíveis Embora ache que há cruzes muito mais importantes com que o governo se devia preocupar, e essas sim deviam ser uma prioridade, pois são cruzes demasiado pesadas e estão nos ombros dos portugueses, como é o caso dos impostos, do desemprego, etc...Não posso deixar de concordar com a atitude. Afinal, e embora a população portuguesa seja maioritariamente católica, não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia e que temos que levar em consideração todas as outras ideologias religiosas, parece-me por isso uma medida acertada e coerente a de retirar os crucifixos das escolas públicas. Não há que impôr nenhuma religião a ninguém, há que educar e respeitar a liberdade de escolha de cada um.

2 anos depois

Há dois anos uma das piores catástrofes naturais de sempre devastou o sudeste asiático, e matou 230 mil pessoas. O mundo uniu-se e a ajuda foi prometida. Ao todo foram prometidos 5 mil milhões de euros. De acordo com as Nações Unidas, metade desse valor está ainda por utilizar. Nem todo o montante foi ainda disponibilizado. Casos da China, da Espanha, da França ou mesmo dos Estados Unidos, que apenas desbloquearam uma verba inferior à anunciada. Fora as verbas que foram usadas indevidamente por gente sem escrúpulos. Hoje, após dois anos, e quando as cicatrizes ainda são profundas, dois violentos sismos abalaram novamente o sul da ilha de Taiwan, fazendo temer novo tsunami e nova tragédia. (mais) Via EuroNews